Lazzo Matumbi e feira de afro empreendedores aportam no MAM-BA
Desde a sua estreia, o projeto ‘Nosso Jeito de Ser’ – evento que reúne feira de afro empreendedores ao show de Lazzo Matumbi e artistas convidados – gerou impacto e arrematou calorosos aplausos do público e imprensa de Salvador. Este mês, o evento ganha versão ampliada e será realizado em novo dia e local. A próxima edição acontece dia 27/11 (domingo), no pátio do Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), com feira às 13h (entrada franca) e shows logo após o pôr do sol, em área paga, com ingressos à venda no Sympla e no local.
Realizado pela Aláfia Produções & Eventos, ‘Nosso Jeito de Ser’ reúne múltiplas linguagens artísticas em um mesmo espaço. No pátio, jovens empreendedores exibem seus produtos e projetos ao público. No palco, Lazzo Matumbi apresenta grandes sucessos da sua carreira, faz releituras de canções consagradas na voz de outros intérpretes, recebe convidados que dialogam com a temática do projeto e mescla o tradicional ao moderno das muitas vertentes musicais.
A comercialização de produtos confeccionados pelos próprios expositores será feita na área livre do MAM, com acesso gratuito para o público, a partir das 13h. O show de Lazzo pretende, além de divertir, reforçar o empoderamento negro e debater importantes questões sociais. Parte disso vem da força das imagens projetadas nas paredes e dos videografismos criados por VJ Gabiru. A proposta do evento é unir arte, informação e boa música em um só lugar.
Expositores – sucesso e superação
Dentre as várias histórias de superação e empreendedorismo dos expositores da Feira, destacam-se a da professora Lucia Góes e a de Márcia e Mércia Gil-Braz – mãe e filha que, apaixonadas por bonecas, resolveram recriar brinquedos. A partir de garrafas usadas, caixas esquecidas, cabides quebrados, sandálias e tudo o mais que se possa transformar, elas deram novas formas a antigos objetos. A ideia conquistou muitos fãs e virou um negócio de sucesso nas redes sociais. Juntas empreendem o projeto ‘Ateliê Márcia Mércia’.
Já Lúcia Góes, professora de História, viveu um caso emblemático: em um fatídico carnaval, ela foi vítima de injúria racial no saguão de um hotel em Salvador. Disposta a processar o estabelecimento, venceu o processo em várias instâncias jurídicas e com o dinheiro da indenização criou a Livraria e Café Vila Étnica, inaugurada este ano, no Pelourinho.
Lazzo Matumbi
Com 35 anos de carreira e considerado um dos cantores expoentes da música brasileira, Lazzo é dono de um repertório marcado por sucessos. Tem gravações em ritmo de samba, jazz, reggae e afro-baiano. Além da voz inconfundível e interpretações cheias de estilo pessoal, o artista também é reconhecido por seu posicionamento contra o preconceito e a desigualdade racial.
Neste mês, em virtude da sua história de militância e engajamento, Lazzo será agraciado, pelo Senado Federal, com a Comenda Senador Abdias Nascimento, título entregue anualmente a personalidades brasileiras que contribuem para a proteção e promoção da cultura afro-brasileira. A cerimônia de entrega da Comenda acontece no próximo dia 24, em Brasília.
MAMcestralidade
Neste mês, o MAM-BA realiza pela primeira vez o MAMcestralidade, série de palestras, debates, oficinas e saraus, além de apresentações musicais dedicadas ao Mês da Consciência Negra. Convidado a integrar estas ações, o projeto Nosso Jeito de Ser reforça a programação do MAM, ao também promover encontros, resignificar elementos estéticos, debater saúde, música, religiosidade e culinária, dentre outras características da cultura afro-brasileira.
O Nosso Jeito de Ser tem o patrocínio da Companhia de Gás da Bahia -Bahiagás, e apoio do MAM-BA, do IPAC (Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia), da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA), do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb) e LZZ Produções.
Serviço:
O quê: ‘Nosso Jeito de Ser’ (feira de afro empreendedores e show de Lazzo Matumbi e convidados – Dão e Roberto Mendes);
Quando: 27 de novembro (domingo);
Feira de afro empreendedores: 13h (entrada franca);
Show de Lazzo e convidados: 18h (começa ao pôr do sol);
Onde: Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA) – Avenida do Contorno, s/n – Dois de Julho, Salvador – BA;
Realização: Aláfia Produções e Eventos;
Ingressos: R$ 30 (Inteira) e R$ 15 (Meia);
Onde comprar: Sympla e no local;
Classificação: Livre;
Foto: Djalma Santos