Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Lideranças comunitária de Cajazeiras reúne com Reitoria do IFBa para o trazer o instituto para a região

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura
Liderancas_comunitria_de_Cajazeiras

A Organização Não Governamental Cajaverde está na luta pelo IFBA de Cajazeiras! Com o objetivo de discutir a criação de um campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) em Cajazeiras, participamos de uma reunião, no espaço Boca de Brasa, em Cajazeiras X, em uma audiência pública para levar nossas demandas relativas à proposta. Esse foi mais um dos vários encontros entre dirigentes do IFBA e lideranças locais para avaliar a possibilidade de implantação de uma unidade de ensino do Instituto no bairro.

 

Participaram do encontro a reitora do IFBA, Luzia Mota, a pró-reitora Juliana Mousinho (Desenvolvimento Institucional e Infraestrutura – Prodin), a chefe de Gabinete da Reitoria, Elis Lopes, a diretora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (Dpaae), Marcilene Garcia, as chefes do Departamento de Ensino Técnico, Indaiara Silva, e do Departamento de Cultura, Esporte e Lazer, Soraia Brito, além dos chefes do Departamento de Ensino Superior, Dielson Pereira, e do Departamento de Relações Comunitárias, André Luís da Silva Santos. Kilson Melo, presidente da Federação das Associações de Bairros de Salvador (FABS) e coordenador institucional da Organização Ambiental, Esportiva e Cultural de Cajazeiras (Cajaverde), foi um dos representantes das lideranças comunitárias e Antônio Mota Coordenador do Instituto Cabra.

De acordo com estatísticas do IBGE compilados no Plano Plurianual (2018-2021) da Prefeitura de Salvador, Cajazeiras tem mais de 150 mil habitantes. Ainda segundo dados do IBGE, Cajazeiras assume o posto de maior bairro da América Latina, com uma extensão de aproximadamente 562,703 km².  De acordo com a Lei municipal n.º 9278, de 20 de setembro de 2017, catorze bairros delimitam a área. São eles: Águas Claras, Boca da Mata, Cajazeiras II, Cajazeiras IV, Cajazeiras V, Cajazeiras VI, Cajazeiras VII, Cajazeiras VIII, Cajazeiras X, Cajazeiras XI, Fazenda Grande I, Fazenda Grande II, Fazenda Grande III, Fazenda Grande IV, incluso também a localidade da Palestina.

Motivado a ajudar a levar para o bairro a primeira unidade de uma instituição federal que oferta de ensino público gratuito e de excelência, o líder comunitário Kilson Melo destaca que a iniciativa é fruto de um desejo antigo. “É bom ressaltar que não temos em nosso bairro esse tipo de instituição. É uma luta histórica, já que desde os anos 80 buscamos trazer uma universidade pública gratuita para o nosso bairro. Não podemos perder de vista que é uma luta antiga nossa”. Ainda de acordo com o líder comunitário, o encontro serviu para ratificar esse propósito. “Nós, moradores de Cajazeiras, que sempre buscamos melhorias para o bairro, tivemos um dia histórico ao reivindicar o IFBA para Cajazeiras. Já estamos desde o mês de outubro buscando terrenos para que esse sonho seja realizado, uma instituição pública de ensino no bairro, local que é maior do que muitos municípios. Sem dúvida, é um momento histórico para a nossa comunidade. Temos que trazer o IFBA para cá, para assim ser possível que nossos jovens deem a resposta a todos aqueles que não querem que eles cheguem lá” declarou Kilson, com entusiasmo. “Vamos mobilizar a juventude negra e as lideranças de bairros envolvendo toda a sociedade de Cajazeiras e região. A ideia também é marcar uma reunião com os governantes, apoiados em indicadores sociais, econômicos e demográficos sobre a questão da violência, que cada dia tem crescido em nosso bairro. Vamos buscar ajuda para Cajazeiras ter o segundo campus do IFBA em Salvador”, disse o presidente da FABS, que agradeceu “o acolhimento e empenho” da reitora Luzia Mota, “que de pronto nos atendeu e abraçou a ideia de termos um Campus do IFBA em Cajazeiras”.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *