Maurício Faísca lança primeira canção do Álbum “Vai sem medo: Entre o rio e mar, várias Insurgências” no próximo dia 07 de novembro.
O projeto Vai Sem Medo: entre o rio e o mar, várias insurgências, de Maurício Faísca, contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado, via PNAB, direcionado pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, lançará, no próximo dia 07 de novembro de 2025, dois produtos estéticos: a canção Vai sem medo, primeira das 7 faixas do álbum musical homônimo, e o videoclipe/curta metragem dessa canção.
Multiartista independente, Maurício Faísca faz lançamento nacional nas principais plataformas digitais, streamings de música e vídeo. Nessa ação, serão realizadas rodas de conversas cantadas, envolvendo profissionais da cadeia produtiva da cultura e comunidades escolares ligadas à rede estadual de ensino da região do oeste baiano.
O projeto tem o objetivo de registrar, em álbum, as canções/trilhas sonoras autorais do Show cênico musical Vai Sem Medo: entre o rio e o mar, várias insurgências (2023), primeira montagem de sucesso do gênero na Bacia do Rio Grande e que integra pesquisa desenvolvida no âmbito do Grupo de Investigação Corporal em Artes – GICA Coletivo (2017). A produção musical, concebida à luz de dinâmicas culturais do município de Barreiras-BA, navega em concepções afro-diaspórica e contra colonial (Nego Bispo), com base em elementos da música afro-brasileira e no imaginário da diáspora negra baiana. A proposta foi premiada pelo projeto Diálogos Artísticos – Bicentenário da Independência na Bahia – SECULT/BA 2023.
A direção geral dos produtos estéticos é de Maurício Faísca, que celebra parceria com músicos que atuam no território de identidade da Bacia do Rio Grande e da capital de Salvador, contando com a produção musical de Ruan Souza, Irmão Carlos e Mário MP. Também integram a proposta: Bruno Danilo, Ana Carolina Peixoto, Marcos Vinicios, Pedro Alexandre, Edwilson Pimentel (Piu), Sidnei Santos (Rasta), Luciano Serravalle, Adailson Paixão, Lázaro Lammart, Tiago Souzão e outros. O álbum musical Vai Sem Medo: entre o rio e o mar, várias insurgências está em fase de finalização das etapas dos processos de produção (composição; pré-produção; gravação; mixagem e masterização).
O curta metragem/videoclipe (music video) da canção Vai sem medo resulta de pesquisa e processos criativos contemporâneos em artes integradas/expandidas (cinema), fundamentados nas poéticas produzidas pelos corpos negros da cidade de Barreiras, contando com a participação de atores, atrizes, dançarinos(as) e produtores(as) negros(as) que vivem na cidade de Barreiras. Participam da proposta: Felipe Gabriel, Ramon Luís, Luan Sebastian Machado, Ulisses Neto e Mário MP (SSA), e conta com produtoras de cinema e vídeo local.
As duas produções são obras originais e críticas ao “cistema” (Vergueiro, 2015), orientada pelas corporeidades e vivências dos atores sociais envolvidos (pertencentes a diferentes marcadores sociais) e experiências sensíveis que se constroem nas dinâmicas culturais do oeste baiano e da capital da Bahia. O videoclipe/music video, orienta-se pela afroperspectiva (Nogueira, 2012), tomando como base a multidimensionalidade das artes negras que, na sua estrutura/constituição, é integrada, a exemplo de sambas, capoeira (angola e regional), maracatus, reisados e outros de igual importância.
Vai sem medo: entre o rio e o mar, várias insurgências contribui para a construção de ações afirmativas no campo das artes integradas, convidando-nos a pensar a política cultural como busca de valorização das artes, com possibilidade de provocar e criar mecanismos geradores de empoderamento na encruzilhada entre Arte, Ciências Sociais e Humanas. Para sua difusão, tem-se previsão de inscrição e participação em festivais nacionais e internacionais.
O projeto justifica-se por dar continuidade aos processos criativos, estéticos e educativos de Maurício Faísca, em parceria com o GICA Coletivo. Fundamentado nos estudos contra-coloniais, trilha as subjetividades e imaginários de resistência da diáspora negra na Bahia e no Brasil, a partir de experiências da música negra e das artes integradas. A proposta baseia-se nos saberes de desaprendizagens, envolvendo, entre outros, os estudos da subalternidade, que, juntos, contribuem para um pensamento fronteiriço dos processos criativos em Artes. O projeto é um dos produtos de doutorado do também prof. Me. Maurício Faísca (IFBA/UFBA), a ser defendido neste ano de 2025 no Pós-Cultura, programa de pós-graduação da Universidade Federal da Bahia, na linha de Cultura e Arte.
A proposta é relevante por desconstruir a estrutura colonial eurocêntrica, monoepistêmica do estado das artes brasileiras, na maioria das vezes “eurotextocentrica”, e, por compor proposta intercultural, pluriepistêmica e contra-colonial, que possa equilibrar a deficiência das instituições fomentadoras de arte e cultura do país, ao compreender que o fazer artístico é construção e produção de conhecimento sensível e complexo. Espera-se contribuir com a diversidade das produções artísticas do oeste da Bahia, promovendo diálogos criativos, intercâmbio e cooperação entre diferentes atores da cadeia criativa. Dá-se, desse modo, visibilidade às produções artísticas, histórico críticas, produzidas na Bacia do Rio Grande e na cidade do Salvador, bem como desenvolve ações de formação de plateia.
SERVIÇO
O quê: lançamento do videoclipe e canção Vai sem medo – Maurício Faísca
Quando: 07.11.2025
Onde: principais plataformas digitais e streamings de música
Links: http://tratore.ffm.to/vaisemmedo
Produção executiva: Maurício Oliveira: (77) 99103-3581
