Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Membros da Academia de Letras da Bahia saúdam Mãe Stella de Oxóssi nesta quinta-feira, 29.

2 minutos de leituraModo Leitura

A cerimônia contará com discursos dos Acadêmicos Edilene Matos, Edvaldo Brito, Muniz Sodré e Ordep Serra; e dos representantes do Instituto Mãe Stella de Oxóssi, Adriano Azevedo e Suely Melo. 

Eleita imortal da ALB em 25 de abril de 2013, Mãe Stella foi a primeira Iyalorixá a integrar uma academia de letras no Brasil. Em 12 de setembro, passou a ocupar a Cadeira 33 que, na época, pertencia ao professor e historiador Ubiratan Castro, falecido em janeiro daquele ano. O patrono era Castro Alves.

Em 2018, com o falecimento da escritora, o sociólogo Muniz Sodré ocupou a Cadeira, sendo responsável também pela preservação da memória e legado da Iyalorixá.  “Com a presença de Mãe Stella, a ALB ratificou a importância da escrita afro-litúrgica na vida nacional”, destaca ele, que é Obá de Xangô do Ilê Axé Opô Afonjá, casa que a líder religiosa comandava. 

Em 02 de maio deste ano, data que seria o aniversário de 100 anos de Mãe Stella, a ALB também foi palco do lançamento do Instituto Mãe Stella de Oxóssi. Presidente da ALB, Aleilton Fonseca reafirma a importância de ter Mãe Stella como imortal: “A ALB comemora o centenário de Mãe Stella de Oxóssi como uma grande homenagem à memória de uma Acadêmica que marcou nossa história pela brilhante contribuição como líder religiosa de matriz africana, educadora e escritora de livros que enriquecem o nosso patrimônio cultural”. 

O evento é aberto ao público e acontece na Academia de Letras da Bahia. Haverá, ainda, apresentação da cantora, compositora, escritora, poeta e multi-instrumentista Uyara Nayri.

Serviço:
O que: Celebração ao Centenário de Mãe Stella de Oxóssi

Quando: Quinta-feira, 29 de maio, às 18h30

Onde: Academia de Letras da Bahia – Av. Joana Angélica, 198, Nazaré

Quanto: Aberto

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *