Mestre Bimba será o homenageado do Circuito Contos e Cantadores dia 1° de setembro
A proximidade do centenário do Mestre Bimba inspira a próxima edição do projeto Contos e Cantadores, que acontece próximo dia 1° de setembro, 10h, no Museu Udo Knoff, no Pelourinho. Com o tema “Ritmos da Regional”, o encontro irá reunir Mestre Sabiá, Mestre Canguru, Mestre Nenel e a professora de samba de roda Nalvinha para falar deste que foi o criador da Capoeira Regional e fundador, em 1932, da primeira academia especializada em capoeira.
O Circuito Contos e Cantadores tem realização assinada pelo Projeto Mandinga e Aú Marketing com Propósito e apoio financeiro apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. Com total de quatro edições, em diferentes museus da cidade, o projeto convida o público a participar de rodas de conversas e música para conhecer a identidade histórica do povo brasileiro a partir do cancioneiro da capoeira.
Na próxima edição, quem estará ao centro da cantoria e contação de causos é a memória do icônico Mestre Bimba (1900-1974). Foi ele que, ao perceber que a capoeira estava perdendo seu valor cultural e enfraquecendo enquanto luta, misturou elementos da capoeira tradicional com o batuque (luta do nordeste brasileiro, hoje extinta) criando assim um novo estilo de luta, com movimentos mais rápidos e acompanhada de música, que veio a ser batizada de Capoeira Regional.
Para falar do legado deste que, de tantos ensinamentos que deixou, veio a inspirar, em 1993, a criação da Fundação Mestre Bimba, estarão reunidos Mestre Nenel e professora Nalvinha, ambos filhos do homenageado, Mestre Canguru, formado pela Fundação Mestre Bimba e exímio tocador de berimbau, e Mestre Sabiá, à frente do Projeto Mandinga e idealizador do projeto Contos e Cantadores.
Promete ser um dos destaques do evento a participação dos filhos de Mestre Bimba. A professora de samba Nalvinha, por exemplo, era uma das tijubinas de Mestre Bimba, nome carinhoso que ele usava pra chamar as mulheres que formavam o coral responsável pelas músicas durante as rodas. Já Nenel é mestre há 40 anos e um dos expoentes da Capoeira Regional, guardião da tradição do saber deixada por seu pai, atuando como Presidente Executivo da Fundação Mestre Bimba e Filhos de Bimba Escola de Capoeira, Coordenador do Projeto Social Capoerê e membro fundador da Associação Brasileira de Capoeira Regional.
“O que eu acho mais importante de meu pai é que ele, além de conservar o berimbau da maneira mais primitiva, com características africanas, tinha uma forma de cantar também muito de raiz, desde a pronuncia até a cadência do cantar dele, conservando os primórdios da capoeiragem. Outra coisa especial na musicalidade da Capoeira Regional é que, como foi meu pai que criou, o berimbau foi feito especialmente para a sua forma de cantar e, principalmente, para timbre de voz dele, com a possibilidade de executar notas específicas dos ritmos da Capoeira Regional”, pontua Mestre Nenel.
“Esperamos que o público venha homenagear conosco o lendário Mestre Bimba, diferenciado pela sua musicalidade, por ter sido um visionário da capoeira que, mesmo analfabeto, foi um grande educador e influenciador de jovens, muitos da classe alta, tendo encontrado uma forma digna de inserir a capoeira na sociedade. Se hoje a capoeira está no mundo todo, devemos muito a ele, a esse grande cidadão, que deixou um imenso legado, sobretudo o de ter tocado a conduta de seus alunos, na roda e fora dela, de maneira muito marcante”, adianta Mestre Sabiá.
Contos e Cantadores volta a acontecer no dia 26 de outubro, no Museu Tempostal, e 18 de novembro, no Museu Rodin. Entre os mestres de capoeira que terão seu legado musical visitado pelo circuito Contos e Cantadores também estão Waldemar e João Pequeno.Com diferentes temas e homenageados, o projeto busca dar a devida atenção à musicalidade da capoeira como importante transmissora de tradições num tempo em que a globalização faz com que raízes históricas possam ser perdidas facilmente.
PROJETO MANDINGA – O Projeto Mandinga – Associação Integrada de Educação, Artes e Esportes realiza programas educacionais, culturais e esportivos desde 1998, com a missão de desenvolver ações para a defesa, elevação e manutenção da qualidade de vida do ser humano por meio de promoção de projetos e atividades que tenham ênfase na capoeira. Tendo à frente Mestre Sabiá, que mantém a entidade com recursos próprios, doações e venda de bens e serviços pelo projeto produzidos, a entidade ainda se destaca na promoção de eventos de porte que refletem a vocação da Bahia como matriz da capoeira e centro de cultura popular de projeção internacional.
AÚ MARKETING COM PROPÓSITO – Empresa de comunicação, estratégia e marketing, a Aú é especializada em projetos sociais e culturais de impacto positivo. Além de atuar no planejamento e alinhamento estratégico de organizações que visam uma atuação através de um propósito, a Aú também assina conteúdos de impacto, sendo idealizadora de projetos com essa abordagem. Seja criando projetos ou atendendo seus clientes, a Aú busca caminhos para contribuir para o desenvolvimento da sociedade.
SERVIÇO:
Contos e Cantadores – 2º encontro
Quando: 1º de setembro (sábado)
Horário: 10h
Onde: Museu Udo Knoff – R. Frei Vicente, 3 – Pelourinho, Salvador – BA, 40025-060
Entrada franca
