Mostras Criativas do Boca de Brasa apresentam novos resultados em performances de diversas linguagens artísticas
As apresentações do Palco Aberto Boca de Brasa acontecem nos dias
21 (Polo Valéria), 26 (Cidade Baixa), e 28 (Liberdade / São Caetano) de fevereiro
Consolidado como uma das principais ações de valorização cultural da periferia na capital baiana, o Boca de Brasa apresenta mostras dos resultados de mais um ciclo formativo com apresentações artísticas, além de exibições de produções fotográficas e audiovisuais, destacando os trabalhos criados pelos participantes das Escolas Criativas dos Polos de Valéria, Cidade Baixa e Liberdade / São Caetano, nos dias 21, 26, e 28 de fevereiro, respectivamente. Os espetáculos reúnem produções desenvolvidas ao longo de todo o processo formativo do Ciclo I.
Os eventos reúnem participantes, familiares, comunidades e público geral. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público. O primeiro desta série de encontros acontece em Valéria, no sábado 21, às 16h, no Espaço Boca de Brasa Valéria, com o espetáculo “Valéria – Salvador Começa Aqui”. No dia 26 (quinta), às 19h, é o palco do Centro Cultural SESI Casa Branca que vai ferver. E no sábado seguinte, dia 28, às 19h, a Mostra acontece na Organização do Auxílio Fraterno (OAF), do Polo Liberdade / São Caetano.
“Cada um desses encontros celebra a potência criativa de cada território e marca um momento de compartilhamento dos resultados construídos coletivamente nas Escolas Criativas Boca de Brasa. Esse projeto traz esse movimento continuado e resistente, de descentralização das manifestações artístico-culturais em Salvador, oferecendo possibilidades de expansão das habilidades e potências criativas, sobretudo dos jovens, que são uma mola propulsora fundamental da nossa sociedade”, ressalta Natureza França, coordenadora pedagógica e sócio fundadora da Pontos Diversos.
Iniciativa da Fundação Gregório de Mattos (FGM), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), da Prefeitura de Salvador, com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, o Boca de Brasa completa 40 anos de trajetória em 2026, potencializando e transformando vidas. O Palco Aberto Boca de Brasa nos Polos Criativos de Valéria, Cidade Baixa e Liberdade / São Caetano, contam com a execução da Pontos Diversos, ONG que completa 10 anos em 2026 conectando pessoas e histórias, trabalhando pela valorização da diversidade humana e combate às desigualdades sociais.
