Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Movimento Psico Funk: Como Anda a Saúde da Música?

5 - 7 minutos de leituraModo Leitura

Idealizada por Irmão Carlos Psicofunk – artista, produtor musical e agitador cultural –, a mostra “Movimento Psico Funk: Como Está a Saúde Mental da Música?” aborda questões fundamentais sobre a saúde mental de músicos e artistas, especialmente no contexto da pandemia e pós-pandemia. Através de uma experiência imersiva sonoro-visual, o evento une diversas linguagens artísticas e tecnológicas para promover reflexões sobre a intersecção entre arte e saúde mental.

O evento acontece no Espaço Cultural Dona Neuza, nos primeiros sábados dos meses de outubro, novembro e dezembro. Além de uma oportunidade para contemplar música e artes visuais, a mostra busca criar um espaço de diálogo e troca de vivências entre toda essa cadeia produtiva.

A idéia do evento parte de canções inéditas de Irmão Carlos Psicofunk, que oferecem um olhar introspectivo sobre sua própria jornada, explorando temas como a relação com a vida, os afetos e o trabalho. Essa perspectiva também reflete a realidade de muitos profissionais da música, que enfrentam rápidas transformações no mercado, o surgimento de novas ferramentas e a mudança de comportamento do público. A dificuldade em acompanhar essas mudanças tem gerado sentimentos de angústia e desconforto, amplificados durante e após a pandemia de COVID-19.

Nos encontros, além de música e bate-papo, o público será imerso em outras formas de expressão, como artes visuais, poesia e moda sustentável, criando uma experiência multidimensional que vai além do palco.

A mostra marca a retomada das atividades do Espaço Cultural Dona Neuza, dessa vez em novo formato. A Feirinha Musical traz artesanato, produtos afrocentrados e merchandising de artistas locais. Além de intervenção com poesia marginal, apresentação de DJ ‘s da região da Boca do Rio e uma roda de conversa com profissionais da comunicação que abordam o tema da Saúde Mental. 

As atividades serão concentradas no Quintal de Dona Neuza e no Estúdio Caverna do Som, evento com contribuição voluntária. 

No Sábado, 05/10 haverá audição exclusiva, em estúdio, do single “Essa Bendita Vida Que Eu Escolhi”, que será lançado oficialmente em 10/10 nas plataformas digitais. A música reflete a dualidade da vida artística, passando pelo trabalho “formal”, redes sociais e terapias integrativas. Quem comanda o som dessa vez é DJ Pureza, trazendo uma atmosfera vibrante ao evento. 

A roda de conversa facilitada por Irmão Carlos, terá como convidados Thirza, jornalista, comunicóloga e estrategista da Giramundo Comunicação, e Lívia Dias comunicadora social e de envolvimento comunitário, fotojornalista em Respostas Humanitárias e Mudanças Sociais, atua há 20 anos em Projetos Socioculturais de Impacto Social. No bate papo, elas trarão suas experiências e vivências profissionais, onde utilizam a comunicação como principal ferramenta para abordar e orientar nas questões da saúde mental. 

Sobre Irmão Carlos 

Irmão Carlos Psicofunk apresenta uma mistura única de black music, rock’n’roll e reflexões sobre vivências pessoais, questões existenciais e sociais. Com sua voz potente e estilo autêntico, o artista baiano aborda temas do cotidiano com doses de ironia, sempre buscando provocar reflexão e movimento no público.

Sobre os participantes:

DJ Pureza

Encanta o público com ritmos esquecidos, mixando e/ou remixando com as novas tendências musicais.

Seu trabalho permeia a WorldMusic, adicionando pitadas de House e Drum&Bass, passeando por estilos como Samba, SambaRock, Funk 70 & 80’s, agregando o Reggae/Dancehall, Afrobeat, Latin beat, e também o Nu Jazz . São sets cheios de energia, extremamente dançantes.

Amante do vinil, pesquisador, selector e DJ.Membro do primeiro sound system do estado da Bahia, MiniStereo Público Sistema de Som. 

Thirza 

Jornalista e Comunicóloga. Especialista em Gestão de Pessoas. Pós-graduada em Saúde Mental e Desenvolvimento Humano. Pós-graduanda em Neurocomunicação. Estrategista na Gira Mundo Comunicação.

Lívia Dias

Comunicadora Social e de Envolvimento Comunitário, Fotojornalista em Respostas Humanitárias e Mudanças Sociais, atua há 20 anos em Projetos Socioculturais de Impacto Social.

Carolina Carvalho 

Artista baiana que tem sua trajetória marcada por uma profunda conexão entre moda, sustentabilidade e identidade cultural.

Formada em Técnica de Vestuário, Design de Moda, Modativismo e Moda Decolonial, suas criações se destacam pela técnica do Upcycling e conceito Slow Fashion, onde roupas e materiais descartados, cuidadosamente garimpados em bazares, são transformados em peças únicas, inovadoras e respeitando seu processo. 

Cada peça criada por Carolina carrega uma história: o resgate de materiais antes esquecidos ganhando novo significado em suas mãos, refletindo um design sustentável e autoral. 

Sua moda transcende o conceito de vestuário, promovendo a reflexão sobre consumo consciente, ressignificação de recursos e a busca por uma moda mais responsável, transparente e decolonial.

Valdemar de Carvalho Filho

Nascido na comunidade de Matatu de Brotas, é um artista autodidata que, aos 20 anos, deu início a sua trajetória nas artes realista, surrealista e escultura de madeira e pedra sabão.

Artista independente, sempre gostou de observar a beleza da natureza e o sagrado feminino, foi nas telas, pintada à tinta óleo, que ele encontrou sua vocação, traços únicos e cores vibrantes que se entrelaçam em desenhos surrealistas.

Hannah Farias

Estudante do Bacharelado Interdisciplinar em Artes (UFBA), é artista visual nascida e criada na Cidade Baixa, em Salvador. Apaixonada por desenho e pintura desde a infância, se descobriu colagista aos 17 anos. 

No processo de recortar, colar e montar fragmentos já existentes, as colagens nos permitem ressignificar histórias que já foram contadas, abrindo um leque de novas experiências.

POESIA MARGINAL

Sarau kuá Ndanji

Mona Kizola

J Mensageiro 

FEIRINHA 

Chapinan – Artesanato Afrocentrado

Traços Marcantes – Moda Kids Afrocentrada

Meu xodó – T Shirts de empoderamento

Ficha Técnica

Realização: Estúdio Caverna do Som 

Produção Geral: Morgana Falcão

Produção Artística: Irmão Carlos  

Produção Técnica: Junior Falcão 

Comunicação: Eufrásia Neres

Cenografia e Iluminação: Klaus Shuenemann

Registro Audiovisual: Jorge Solovera  

Fotografia: Edilton Lopes

Designer: Taiana Aguilera  

Apoio: Boca do Rio Magazine

Redes Sociais:

@irmaocarlospsicofunk

SERVIÇO

Evento: Movimento Psico Funk – “Como anda a saúde da música?”

Data: 05 de outubro de 2024

Horário: A partir das 16h

Local: Espaço Cultural Dona Neuza

Endereço: Rua Jayme Sapolnik, no Marback (Setor 2), Salvador-BA

Atividades:

– Exposição de arte

– Feirinha de artesanato e merchandising de bandas

– Sarau de Poesia

– Audição do single “Essa Bendita Vida Que Eu Escolhi” de Irmão Carlos Psicofunk

– DJ Pureza

– Roda de conversa sobre saúde mental com mediação de Irmão Carlos e contribuições de Thirza e Lívia

Entrada: Mediante contribuição voluntária

Compartilhar:

Mais lidas