MPB, ritmos negros e raízes maranhenses: Iuna Falcão faz show gratuito no Festival Frequências Preciosas
Com uma musicalidade que exalta a negritude e mistura ritmos contemporâneos, a cantora maranhense Iuna Falcão se apresenta na primeira edição do Festival Frequências Preciosas, em Salvador.
A apresentação da artista é uma das cinco que acontecem na Praça dos Coqueiros, Piatã, no próximo dia 28, a partir das 16h. O projeto tem patrocínio da Natura Musical e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.
Natural de São Luís, Iuna Falcão combina MPB com blues, samba, reggae e batuko de Cabo Verde. Sua música, contemporânea e negra, explora sonoridades desses encontros diaspóricos.
A carreira de Iuna ganhou impulso em 2022 com o lançamento de seu primeiro EP homônimo, “Iuna Falcão”, produzido por Lucas Cirilo, indicado ao Grammy. Com boa aceitação da crítica, suas canções abordam temas como amor, forças da natureza e ancestralidade.
Em 2023, Iuna lançou “Transe”, seu primeiro álbum, mergulhando nas raízes maranhenses. O projeto explora ritmos de São Luís, como Bumba Meu Boi, Cacuriá, Caixas do Divino e Tambor de Mina, e conta com as participações de Lazzo, Xênia França e Theodoro Nagô.
Entre suas músicas de destaque está “Silêncio”, escrita por Luedji Luna e Heloá. Com essa canção, Iuna Falcão alcançou um feito histórico: foi a primeira artista maranhense a concorrer ao Prêmio Multishow na Categoria Brasil.
O evento é uma realização da Frequências Preciosas e Encruzilhada Hub de Cultura e Arte, com co-produção da ViPi Productions e apoio de parceiros como Natura Musical, Fazcultura e Governo da Bahia. Siga a gente nas redes @frequenciaspreciosas.
SERVIÇO:
[Música] Festival Frequências Preciosas (1ª edição)
Data: 28 de setembro de 2024 Horário: a partir das 16h Entrada: gratuita
Local: Praça dos Coqueiros de Piatã – Av. Octávio Mangabeira – Piatã, Salvador – BA
Endereço: Av. Octávio Mangabeira, 11988 – Piatã, Salvador – BA, 41610-160