Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Museus do IPAC participam amanhã (18) de mobilização mundial nas redes sociais

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Museus_do_IPAC

Amanhã, 18 de janeiro, vários museus ao redor do mundo e seus visitantes publicarão nas mídias sociais imagens criativas e selfies (autorretratos) com os acervos e as edificações que abrigam espaços museais, com a hastag (jogo da velha) #MuseumSelfie. Este é Museum Selfie Day, iniciativa que nasceu nas mídias sociais em 2014 e que, pela quarta vez, reunirá museus e seus visitantes.

Os museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) aderem à iniciativa e postarão nos perfis dos seus facebook, instagram e twitter imagens criativas que despertarão a curiosidade e/ou interesse dos seus seguidores nas redes sociais. Além disso, incentivarão os visitantes a enviarem suas fotos. Para participar, basta postar uma selfie marcada com #MuseumSelfie. O IPAC integra a secretaria estadual de Cultura (SecultBA).

AUMENTO VISITAÇÃO – “Essa campanha acontece na Europa, Ásia e nas Américas, incluindo o Brasil,”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Segundo ele, além da abordagem descontraída e bem humorada para museus, a campanha revela obras de arte importantes para a história da Bahia e do Brasil, além da arquitetura e paisagem do entorno, atraindo mais visibilidade e visitantes. “Essa ação se integra ainda à bem-sucedida campanha #MusEuCurto do IPAC/SecultBA e Secom que provocou o aumento de até 60% na visitação aos museus baianos em 2015 e 2016”, afirma o dirigente estadual.

A ideia é que os museus se utilizem das mídias sociais como instrumento de aproximação e formação de novos públicos. “Queremos que nossos visitantes interajam com nossos museus, seus acervos e exposições. Para isso, nada melhor do que uma selfie, iniciativa bastante utilizada nos dias de hoje”, diz a diretora de um dos museus mais visitados do IPAC, o Museu de Arte Moderna da Bahia (MAM-BA), Ana Liberato.

CAPITAL e INTERIOR – Na capital baiana, o IPAC administra o Museu de Arte Moderna (Avenida Contorno), Palacete das Artes (Graça), Museu de Arte da Bahia (Corredor da Vitória), Solar Ferrão, museus Udo e Tempostal (Pelourinho), além do Palácio da Aclamação (Campo Grande), e outros espaços urbanos e expositivos como Passeio Público, Praça das Artes e Galeria Ferrão. No interior, Museu do Recôncavo (Candeias), Museu dos Humildes (Santo Amaro) e Parque Castro Alves (Cabaceiras).

, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’.

Compartilhar:

Mais lidas