Salvador, 07 de May de 2021
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Música
Calendário de Eventos help
Weekly View
Ver por Semana
Daily View
Veja Hoje
Categories
Ver por Categorias
Search
Buscar
Poesia Cantada
Quinta-feira 04 Abril 2019, 21:00

Acessos : 152

Um grande encontro entre poetisas, poetas, compositoras, compositores e musicistas. Buscando promover um diálogo amplo e lúdico entre a música e a poesia, a Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho recebe a primeira edição do projeto Poesia Cantada, na quinta-feira, 04 de abril, a partir das 21 horas, com as presenças de Clarissa Macedo, Gabriel Povoas, Luar Mendez, Maviael Melo e Zecalú Guimarães.

Como indica o poeta cantador Maviael Melo, idealizador do projeto, a Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho é um dos espaços mais cativantes da cidade, sempre com a presença de um público atento e envolvido comas artes. “É o espaço ideal para unirmos a poesia e a música, duas expressões artísticas riquíssimas do nosso estado, e apresentarmos trabalhos autorais para uma plateia que certamente irá se deliciar com cada palavra e cada melodia”.

Clarissa Macedo é escritora, revisora, professora e pesquisadora. Apresenta-se em eventos pelo Brasil (FLICA, FLIEC, Brasília, Tocantins, Rio de Janeiro, Pará, Maranhão, Piauí, dentre outros) e no exterior (Colômbia, Peru, Cuba, Espanha, Portugal, Polônia. Integra coletâneas (a exemplo da Mulheres Poetas e Baianas [2018, edições Caramurê]), além de blogs, revistas (como a Machado de Assis) e sites. Integra o Mapa da Palavra (http://mapadapalavra.ba.gov.br/clarissa-macedo/) e o Grafias Eletrônicas (2018), veiculado pela TVE. Integrou, em 2018, o Circuito de Autores do Arte da Palavra, promovido pelo Sesc, circulando em diversas cidades do Brasil, e organizou, em parceria com Guellwaar Adún, um dos números da revista organismo (V-2019). Vem desenvolvendo um projeto poético-musical (O rito do verso: poesia e canção) com o compositor e cantor Gabriel Póvoas, em que a poesia, cantada e falada, é o cerne das apresentações. Também faz parte da curadoria poética do Sarau Som das Sílabas, idealizado por Gabriel Póvoas.

Gabriel Povoas fez sua primeira composição aos 14 anos de idade e, desde então, não parou de produzir obras para seu próprio repertório e para o de outros artistas. Possui músicas em parceria com Elisa Lucinda, Salgado Maranhão, Maviael Melo, Marcelo Quintanilha e o escritor moçambicano Mia Couto. Integrou o Coletivo Poecrática, que, no período das últimas eleições presidenciais, lançou o livro-manifesto de poesias “#EleNão – Poéticas combativas ao inominável”, distribuído gratuitamente em formato digital e que teve textos de Márcia Tiburi, Leonardo Boff, Guilherme Boulos, Zélia Duncan, Margareth Menezes, dentre outros.

Luar Mendez conhecido de 1999 até 2018 como Luar do Conselheiro, é Poeta, Escritor, Compositor, Autor, Cantador, Artesão, Romancista, Cordelista, Roteirista, Biógrafo e ligado a diversas áreas de arte, cultura e educação. Mestre em cultura oral pela lei Griot, através do Ministério da Cultura. Pesquisador e palestrante das temáticas inerentes à história e cultura popular nordestina. Autor de dezessete livros publicados em português e um traduzido para o espanhol, e de mais dez livros aguardando publicação. Também possui poemas publicados em coletâneas e revistas, no Brasil e em Portugal, além de escrever roteiros e peças. É autor dos cordéis “ABC da Boca do Rio”, “O Sebastianismo no Brasil”, “João Requizado, o Cangaceiro Solitário”, “A saga da Pedra do Bendegó”, “A peleja do Boi Valente com o Menino Aboiador”, “Montalvânia, uma cidade diferente”; entre muitos outros.

Maviael Melo é pernambucano de nascimento, padagogo de formação e apaixonado por poesia e cordel. Em suas andanças Brasil afora, além dos shows, também ministra oficinas de cordel para professores e educadores, mostrando como esta arte pode ser uma importante ferramenta pedagógica. Sua obra é recheada por canções, contos, poesias e cordéis que refletem sobre os cuidados com a água, a terra, o planeta. Toda sua caminhada revela essa forte característica de artista do meio ambiente e por conta disso é sempre convidado a participar de eventos sobre essa temática. Lançou em 2014 o CD Entre a Pontes dos sonhos, com a participação de grades nomes da música brasileira, e em 2017, gravou seu primeiro DVD, intitulado Áries da Canção.

Zecalú veio do sertão, da mistura entre as cidades de Uauá e Feira de Santana e se chama José Luiz Guimarães Elpídio. Da mistura de José com Luiz nasceu Zecalu. O apelido virou nome artístico e o menino que começou a escrever versos aos 16 anos virou poeta e compositor. A música também está na veia de Zecalu que tem parceria com diversos artistas, entre eles os cantores regionais João Sereno, Del Feliz e Tenison Del Rey. Com Maviel Melo a parceria se concretizou com um cordel. A inspiração vem do cotidiano, do amor, da política com pitadas de humor e protesto. Junto com um amigo DJ construiu o projeto Trilha Sonora Pra Criar Cabras, uma junção de música, teatro e poesia apresentado, em 2016 e que ele planeja repetir a dose.

Serviço:
O que: Poesia Cantada. Com Clarissa Macedo, Gabriel Povoas, Luar Mendez, Maviael Melo e Zecalu.
Quando: 04 de abril, quinta-feira, às 21 horas.
Onde: Varanda do Teatro Sesi Rio Vermelho, Rua Borges dos Reis, 09.
Quanto: R$ 30,00 (couvert em espécie)
Informações: 71 3616 7061 / 99361 0345

Contato   71 3616 7061 / 99361 0345

Valor R$ 30 (em espécie)

Atrações: Clarissa Macedo, Gabriel Povoas, Luar Mendez, Maviael Melo e Zecalú Guimarães. Um grande encontro entre poetisas, poetas, compositoras, compositores e musicistas.

Localização  Varanda do Teatro SESI - Rio Vermelho
Rua Borges Reis, 09. Rio Vermelho.
Brasil/Bahia/Salvador
41950-600
(71) 3616-7064

Compartilhe:

Voltar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.365Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.293Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.140Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.074Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.189Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.012Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?
 

Compartilhe: