Musical “Hair” volta a cartaz em cartaz no Teatro Martim Gonçalves
O musical Hair volta a cartaz no Teatro Martim Gonçalves de 19 a 22 de fevereiro, com sessões às 16h e às 20h e entrada gratuita, com retirada do ingresso na bilheteria do teatro. O musical reúne um elenco jovem e uma equipe técnica que abraçou o desafio de montar uma obra clássica do teatro musical em uma versão totalmente singular.
A montagem dirigida por Edvard Passos destaca-se por quatro aspectos centrais. O primeiro é o elenco, formado por artistas em formação na Escola de Teatro da UFBA, cuja maturidade artística e capacidade de organização chamaram atenção desde a pré-formatura. Mobilizados e conscientes do momento decisivo de ingresso no mercado profissional, aceitaram o desafio de realizar um musical complexo, exigente e de grande estrutura.
O segundo destaque é o texto-base. A equipe trabalha com uma versão raríssima, escrita em 1966, anterior às modificações que levaram Hair ao sucesso off-Broadway (1967) e posteriormente à Broadway (1968). Essa versão mais visceral, crua e “de raiz” apresenta personagens e trajetórias significativamente diferentes daquelas popularizadas pelo filme e pelas montagens tradicionais. Assim, o espetáculo soteropolitano oferece ao público uma leitura quase inédita e muito mais próxima da primeira escrita da obra.
O terceiro aspecto é a transposição da geografia original para Salvador. Para fortalecer a identificação do público e reduzir distâncias culturais presentes no texto norte-americano, a dramaturgia, a trilha musical, a construção das personagens, o trabalho corporal e todo o conceito cênico incorporam elementos do contexto baiano. O resultado é um Hair raro, singular e profundamente sóteropolitano, que dialoga com o território, a cultura e a sensibilidade local.
Por fim, a montagem se destaca por promover uma mobilização interdisciplinar dentro da UFBA, reunindo a Escola de Teatro, a Escola de Música, a Escola de Dança e a Escola de Arquitetura. Músicos, coreógrafos, atores, técnicos e estudantes de diferentes áreas convergem para um único projeto artístico, que ainda conta com a participação especial do diretor da Escola de Teatro, Cláudio Cajaíba, como ator convidado.
Ficha Técnica – Hair
Texto original: Gerome Ragni e James Rado
Tradução/versão: Clara Novais, Edvard Passos, Alice Ciappa, João Victor Sobral e Ana Beatriz Araújo
Direção: Edvard Passos
Preparação de elenco: Meran Vargens
Preparação corporal: Ricardo Fagundes
Direção Musical: Luciano Salvador Bahia
Preparação Vocal: Marcelo Jardim
Coreografia: Marilza Oliveira
Figurino: Thiago Romero
Cenário: Sérgio Ekerman
Iluminação: Otávio Correia
Produção: Ana Beatriz Araujo
Assistencia de Produção: Eloá Santiago
Assistência de direção: Letícia Mascarenhas, Giovanna Lima, Emily Santana e João Vinícius
Design gráfico: glo e João Victor Sobral
Elenco:
• Ana Beatriz Araujo • • Carlos Ferreira Filho • Cícero Locijá • Clara Novais • • João Victor Sobral • John • Juliana Sanleão • Leandro França • Luana Beatriz • Maribá Mendins • Pablo Pereira • Yanca Baroni • Mano Leone • Giovanna Lima • Malena Arlego
Ator convidado: Cláudio Cajaíba
SERVIÇO — Musical Hair
Temporada: de 19 a 22 de fevereiro
19 e 29 às 20 0h
21 e 22, às 16h e 19h
Local: Teatro Martim Gonçalves
Gratuito
Assessoria de Imprensa – Doris Pinheiro
