Salvador, 30 de June de 2022
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Empresárias do Nordeste receberão aporte financeiro do Goethe-Institut Salvador-Bahia
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Qui, 09 de Junho de 2022 00:48

Udi_Santos_do_projeto_Melanina_Canta_Foto_SMPLSMENTEMulheres do Nordeste brasileiro receberão investimentos de € 4.000,00 (quatro mil euros) do Goethe-Institut Salvador-Bahia para desenvolverem seus projetos na indústria criativa. Assim, a chamada pública “Mulheres nas Indústrias Criativas” estimulará empresárias na gestão e execução de seus projetos. Um time de especialistas selecionou quatro projetos na área da

música: “Mostra Elas – Na Música”; “RuidoSSA”; “Melanina Canta”; além do “Frequências Preciosas em Dados: mapeamento das vozes da música negra e indígena da Bahia”; e um do campo dos games: “Garotas 4.0 – Conexão para Mudar o Mundo”.

 

Paralelamente a esta chamada no Brasil aconteceu uma chamada aberta no Chile, onde cinco projetos também foram selecionados. As empresárias brasileiras e chilenas se encontrarão em São Paulo, no mês de setembro, para compartilhar experiências num encontro final, além de contar com a oportunidade de debater com especialistas no tema das indústrias criativas.

Friederike Möschel, diretora do Goethe-Institut Salvador-Bahia, celebra a diversidade de abordagens dos projetos selecionados. “Nosso objetivo é estimular mulheres nordestinas a executarem suas ideias, de modo que o aporte financeiro do Goethe-Institut contribua com a concretização dos seus negócios”, completa.

A baiana Raína Biriba, uma das empresárias à frente do projeto “Frequências Preciosas em Dados: mapeamento das vozes da música negra e indígena da Bahia”, ao lado de Júlia Salgado e Viviane Pitaya, conta que, até então, elas estavam desenvolvendo a pesquisa com recursos próprios. “O apoio do Goethe-Institut nos possibilitará uma entrega mais completa, garantindo um melhor e mais amplo acesso ao público. Desenvolveremos um relatório, sempre focadas na tecnologia e inovação, num site georreferenciado, com conteúdo multimídia”.

OS PROJETOS – 1) “Mostra Elas – Na Música”: braço musical da plataforma Mostra Elas, idealizada pela Giro Planejamento Cultural, a iniciativa visa conectar cantoras brasileiras com cantoras estrangeiras, através da produção de um fonograma conjunto e um vídeo session.

2) “RuidoSSA”: busca contribuir para uma indústria musical com maior equidade e diversidade, proporcionando a capacitação técnica de mulheres e pessoas trans.

3) “Melanina Canta”: visa colaborar com a carreira de mulheres negras na cena musical do hip hop no nordeste brasileiro através de mentorias, conexões e produção artística.

4) “Frequências Preciosas em Dados: mapeamento das vozes da música negra e indígena da Bahia”: plataforma de desenvolvimento da cena musical feita por mulheres afro-latino-americanas, que atua nos eixos: difusão, formação, pesquisa e inovação. O objetivo é entender desafios e perspectivas que atravessam as carreiras destas artistas a partir do levantamento e análise de dados socioeconômicos e culturais.

5) “Garotas 4.0 – Conexão para Mudar o Mundo”: busca inspirar e orientar meninas do Ensino Fundamental e Médio para o ingresso nos cursos das áreas de STEM [Science, Technology, Engineering and Mathematics]. O projeto desenvolve kits educacionais de robótica móvel e programação para oficinas e dinâmicas gamificadas, norteadas por metodologias ativas, cultura maker e aprendizagem criativa.

 

SOBRE O GOETHE-INSTITUT

É um instituto cultural da República Federal da Alemanha, fundado em 1951, que se dedica a fomentar o diálogo entre culturas e é a maior instituição de ensino de alemão no mundo. Conta com uma programação cultural que organiza e apoia um amplo espectro de eventos culturais, visando a apresentação da cultura alemã no exterior e o intercâmbio intercultural. Seus cursos são complementados por workshops e seminários para professores e dispõe de programas de exames de certificação de alemão. Atualmente dispõe de uma rede de 159 unidades em 98 países de todos os continentes. A unidade do Goethe-Institut Salvador-Bahia foi criada em 1962 e, desde então, promove a aprendizagem da língua alemã, divulga uma imagem abrangente da Alemanha e realiza colaborações locais, nacionais e internacionais na área da cultura, com numerosos parceiros públicos e privados.

Compartilhe:

Última atualização em Sex, 10 de Junho de 2022 07:09
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.451Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.254Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.193Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.080Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.154Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.085Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Abertura das Olimpiadas_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?