Salvador, 23 de April de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Mandata das Pretas Por Salvador preside Sessão Especial em comemoração ao aniversário da Lei Maria da Penha na Escola Municipal Makota Valdina
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 12 de Agosto de 2022 03:37

mandata_das_Pretas_2Na noite desta última terça-feira (09/08), a mandata coletiva Pretas Por Salvador (PSOL/BA) presidiu uma Sessão Especial em comemoração ao aniversário da Lei nº 11.340 de 2006, Lei Maria da Penha. O encontro aconteceu na Escola Municipal Makota Valdina, no bairro do Engenho Velho da Federação, reafirmando uma nova forma de fazer política, levando o espaço legislativo para as escolas ouvindo e construindo com as estudantes políticas públicas eficazes.


Com uma mandata pautada na luta pela vida das mulheres, As Pretas têm trazido inúmeros debates sobre o tema para o âmbito legislativo e também para todos os demais espaços. A Sessão levou para o ambiente estudantil muita escuta, acolhimento, informação e também destacou a importância de se comemorar a Lei nº 11.340, sancionada em 7 de agosto de 2006, na Câmara dos Deputados. A co-vereadora das Pretas e fundadora da ONG Tamo Juntas, organização que atende mulheres em situação de violência em todo Brasil, Laina Crisóstomo falou sobre a importância do Agosto Lilás e de dialogar sobre a pauta.

“Esse é o mês de agosto, um mês que tem muitas lutas, tem a luta da revolta dos búzios, a luta contra a perseguição das mulheres lésbicas, mas hoje a gente está aqui pra poder dialogar sobre um tema que é muito caro para nós que é o agosto lilás, mês que faz menção ao aniversário de dezesseis anos da Lei Maria da Penha. A ideia dessa Sessão é que a gente possa dialogar um pouco sobre isso, acabamos de vim do julho das pretas, data que a gente dialoga como as mulheres negras fazem os enfrentamentos de forma diferenciada, e continuamos esse debate no mês de agosto também que é muito importante pra nós que queremos e somos mulheres, mas quem não é mulher, quer que as mulheres tenham também autonomia de verdade. A gente entende que nenhuma mulher pode ser agredida por conta de ser mulher, nenhuma mulher pode ser morta pela condição de ser mulher. Porque isso tem a ver com a lógica da própria condição de ser mulher”, destacou Laina.

Com o nome Lei Maria da Penha, a Lei 11340, representa um grande instrumento legal para população, que femenageia inclusive, a Maria da Penha Fernandes e à luta de vinte anos dessa corajosa cidadã, vítima de duas brutais tentativas de assassinato, com graves sequelas, até conseguir a condenação de seu agressor: o próprio marido. A especialista em ciências criminais e em Direito das Mulheres e co-presidenta da Tamo Juntas, Janine Souza ressaltou a importância de Maria e de grupos feministas para a construção da Lei.

“A Lei foi promulgada em 2006 muito em razão de que o estado brasileiro foi condenado pelos organismos internacionais e foi condenado também em criar um mecanismo legislativo, ou seja, criar uma Lei que falasse sobre o enfrentamento à violência contra a mulher, no entanto muito pouco se fala que essa Lei não foi criada somente pelo Poder Legislativo, não foi só o estado brasileiro que tomou essa iniciativa, desde 1970 as mulheres do movimento feminista já reivindicavam que a Lei Maria da Penha ou que a violência contra a mulher é um problema do estado. O estado precisava intervir e entender que em briga de mulher, precisa meter a colher porque as mulheres estavam perdendo as suas vidas”, disse ela.

Os dados alarmantes de violência contra mulher no Brasil, reafirmam a importância da Lei na assistência e acolhimento dessas mulheres, é válido ressaltar que a Lei Maria da Penha se tornou um símbolo da luta contra os maus-tratos físicos, psicológicos e morais sofridos por grande parte da população feminina, esses que revelam os piores aspectos da cultura patriarcal e machista da sociedade brasileira. O evento também contou com relatos de pessoas que conhecem mulheres vítimas de agressão e até das que já foram vítimas, encontros como esses ressaltam o quanto é necessário fazer o enfrentamento à violência contra mulher e mobilizar o estado para construção de políticas que amparem essas mulheres.

“A Lei Maria da Penha completou dezesseis anos, ela é jovem, adolescente, com dezesseis anos a gente começa ganhar o mundo, fazer resistência em casa, desafiar várias ordens, mas embora tenha dezesseis anos a Lei foi implementada, construída e promulgada depois de vinte e três anos que o caso Maria da Penha aconteceu, então a gente sempre fala da demora do estado”, pontuou a coordenadora dos projetos de enfrentamento à Violência Política e Violência de Gênero contra mulheres negras do Odara - Instituto da Mulher Negra e  Co-fundadora do Instituto Carolina Maria de Jesus, Joyce Souza Lopes.

Estiveram presentes compondo a mesa a estudante de direito, cantora, compositora e Presidente do Projeto Casa de Acolhimento ao Povo Irmã Day, Daiane Santos de Jesus; a assistente social, jornalista e membra da rede de enfrentamento a violência contra as mulheres de Salvador, Claudia Correia; a assistente social, fundadora e ativista do Coletivo de Mulheres do Calafate/AMB, Marta Leiro; a Coordenadora dos projetos de enfrentamento à Violência Política e Violência de Gênero contra mulheres negras do Odara - Instituto da Mulher Negra e  Co-fundadora do Instituto Carolina Maria de Jesus, Joyce Souza Lopes; a professora da rede municipal de Salvador e atuante no coletivo de Mães Arco Iris e do Coletivo de Luta Presidente Bahia, Gimenia Marx; a advogada, especialista em ciências criminais e em Direito das Mulheres e Co-presidenta da Tamo Juntas, Janine Souza.

 

Compartilhe:

Última atualização em Seg, 15 de Agosto de 2022 03:45
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-141Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-002Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-043Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-102Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-282Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-338Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0814Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1130Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1236Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1527Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?