Salvador, 19 de July de 2024
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Fazendo ciência através da rádio: da produção de conteúdos à comunicação científica
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 15 de Junho de 2024 01:41
SBPCA Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) em conjunto com o grupo de pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC) da Faculdade de Educação da UFBA promovem uma série de atividades associando ciência, educação e comunicação integrando o Programa SBPC vai à Escola.
Ao longo dos meses de junho e julho estão sendo realizadas oficinas em escolas públicas para a montagem de rádios web com uso exclusivo de soluções livres, acompanhadas de uma formação sobre comunicação pública para os estudantes e professores interessados.

Numa parceria com a Saladearte Cinema UFBA acontecerão nos dias 03 e 04 de julho próximo três sessões de cinema seguidas de debates, sempre com entrada gratuita até a lotação da sala que fica no Cinema UFBA, no Vale do Canela.

No dia 05 de julho, numa parceria com o Instituto Anísio Teixeira (IAT)/Secretaria de Educação da Bahia acontecerá o debate sobre "Inteligência Artificial e a atual divisão internacional do trabalho", tendo como conferencista o professor Sérgio Amadeu da Silveira, da Universidade Federal do ABC, sendo seus debatedores as professoras Karina Menezes, da FACED/UFBA e integrante Raul Hacker Club, Tania Hetkoski, professora da UNEB e Secretária Regional da SBPC e Rita Fernandes, da Faculdade de Medicina da Bahia, Programa de pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho e do PPgSC/ISC – UFBA. A coordenação do debate será da professora Salete Noro, da FACED/UFBA, integrante da secretaria regional da SBPC.

A promoção das atividades é da SBPC e do GEC/FACED/UFBA, com apoio do CNPq, IAT/SEC e Academia de Ciências da Bahia.

Os filmes e os debates: Ciência e Cinema
03/07/24 - 15 h.: Estrelas além do tempo.
O filme “Estrelas Além do Tempo” (título original: “Hidden Figures”) tem uma relação direta e inspiradora com a produção de conhecimento científico, destacando a contribuição crucial de mulheres afro-americanas na ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O filme é baseado no livro homônimo de Margot Lee Shetterly e conta a história verídica de três matemáticas e cientistas da NASA: Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson.
Debate após o filme com a presença de Simone Moraes, docente do Instituto de Matemática e Estatística da UFBA e Débora Abdala, docente do departamento de Computação Interdisciplinar do Instituto de Computação da UFBA.

04/07/24 - 15 h.: Arábia.

“Arábia” narra a vida de Cristiano, um trabalhador itinerante no Brasil, através de seu diário encontrado por André, um jovem da periferia de Ouro Preto. O filme retrata as dificuldades e esperanças da classe trabalhadora, explorando temas como dignidade, sobrevivência e autodescoberta. A jornada de Cristiano, marcada por empregos temporários e condições adversas, revela momentos de camaradagem e amor. “Arábia” oferece uma reflexão poética sobre a condição humana e a luta diária por um sentido na vida. O filme contribui para a produção de conhecimento em várias disciplinas das ciências sociais e humanas, oferecendo um retrato profundo e reflexivo da vida e das lutas da classe trabalhadora, e promovendo uma compreensão mais ampla e empática da realidade social.

Debate após o filme com a presença de Isabela Fadul, professora da Faculdade de Direito/UFBA e Cínzia Barreto de Carvalho, advogada, Professora, membro do Comitê Gestor da Agenda Bahia para o Trabalho Decente. Mestre em Direito Privado e Econômico pela UFBA.

04/07/24 - 18 h.: Bicentenário da Independência: Heróis e Heroínas da Liberdade

O documentário jornalístico marca o bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, celebrado no dia 2 de julho de 2023. A equipe de produção foi até Brasília para apresentar ao público o Livro de Aço, que fica no Panteão da Pátria e da Liberdade. Lá estão inscritos os nomes de quatro protagonistas das lutas da Independência do Brasil na Bahia: Joana Angélica, Maria Quitéria, João das Botas e Maria Felipa. Por lei, são considerados heróis e heroínas do Brasil. Personagens populares, de uma história desconhecida da maioria dos brasileiros, e que tiveram protagonismo nas lutas pela independência do país. Depois de Brasília, a equipe percorreu a capital baiana e o interior do estado para desbravar a história de cada um deles. O que se encontrou foram relatos que marcam o heroísmo feminino e do povo negro nas lutas por liberdade.
Premiação: Em novembro de 2023, o documentário “Bicentenário da Independência: Heróis e Heroínas da Liberdade”, produzido pela Rede Bahia, foi um dos vencedores da 40ª edição do Prêmio Direitos Humanos de Jornalismo, organizado pelo Movimento de Justiça e Direitos Humanos, em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil do Rio Grande do Sul. O especial concorreu com produções de todo o país, e conquistou o terceiro lugar na categoria documentário. Ao todo, foram 412 trabalhos inscritos em nove categorias. A cerimônia de premiação aconteceu em Porto Alegre.

Debate após o filme com a presença de Henrique Mendes, jornalista e coordenador do projeto, e Ricardo Ishmael, jornalista e apresentador do projeto.
Conferencia e debate - 05/07/24 (sexta)às 14 h
Inteligência Artificial e a atual divisão internacional do trabalho
Local: Instituto Anísio Teixeira (IAT) SEC/Bahia – Av. Paralela
Abertura
Iuri Rubim – Diretor Geral do IAT
Manoel Barral – Presidente da Academia de Ciências da Bahia
Ernesto Marques – Presidente da Associação Baiana de Imprensa (ABI)
Nanci Franco – Diretora da Faculdade de Educação da UFBA (FACED/UFBA)
Nelson Pretto – Professor da FACED UFBA
Conferencista: Sérgio Amadeu da Silveira (UFABC)
Debatedoras:
Karina Menezes, professora FACED/UFBA, integrante Raul Hacker Club
Tania Hetkoski, professora a da UNEB e Secretária Regional da SBPC
Rita Fernandes, professora da Faculdade de Medicina da Bahia, Programa de pós-graduação em Saúde, Ambiente e Trabalho e do PPgSC/ISC - UFBA.
Coordenação: Salete Noro, professora FACED/UFBA e integrante da secretaria regional da SBPC.

Compartilhe:

Última atualização em Sáb, 15 de Junho de 2024 01:46
 

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-121Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-027Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-078Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-122Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-274Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-329Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0884Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1221Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1406Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1517Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

  • Aves de Rapina_1
  • Categoria: Charges
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?