Salvador, 11 de May de 2021
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Erro
  • Your server has Suhosin loaded. Please follow this tutorial.
Núcleo Viladança lança portal com acervo digital completo de 23 anos
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sex, 16 de Abril de 2021 19:41

Cristina_Castro_diretora_e_coregrafa_Ncleo_ViladanaO ambiente virtual disponibiliza, gratuitamente, vídeos dos espetáculos, textos, fotos, clipagens, material gráfico, entre diversos outros conteúdos

O Núcleo Viladança, através do projeto “Viladança Virtual”, lança no dia 23 de abril o portal nucleoviladanca.com.br , um ambiente virtual que disponibiliza, gratuitamente, toda a memória e acervo de 23 anos do Núcleo, através da catalogação, digitalização e recuperação de arquivos, vídeos dos espetáculos, textos, fotos, clipagens, material gráfico, co-produções internacionais, editais e premiações. O Núcleo é reconhecido com diversas premiações importantes, como o Prêmio Unesco de Fomento das Artes e o Prêmio Mambembe de Revelação Nacional (FUNARTE).

Criado pela coreógrafa e diretora Cristina Castro, a convite do diretor Márcio Meirelles, em 1998, o Núcleo Viladança é o primeiro núcleo de criação em Dança do Teatro Vila Velha. Uma referência para as Artes Cênicas, na Bahia e no Brasil. Nessas mais de duas décadas, a coreógrafa dinamizou a cena de dança no teatro com a criação da Cia. Viladança, referência em inovação, criatividade e qualidade técnica. E para ela criou 12 espetáculos, que circularam em teatros e ruas do Brasil, Europa e América Latina, em mais de 700 apresentações. Um dos momentos especiais dessa trajetória foi a criação da trilha sonora do espetáculo “Aroeira” pelo cantor e compositor Milton Nascimento, em 2006.

Cristina Castro também é responsável pela criação de um amplo programa de formação artística para crianças com espetáculo e oficinas fundamentais para os primeiros passos no universo artístico. Para muito além de uma companhia, o Núcleo Viladança vem ocupando os palcos e salas do Teatro Vila Velha com atividades de formação, intercâmbio e experimentação, transformando-o em um espaço dinâmico, vivo e aberto ao conhecimento e troca entre linguagens artísticas, aproximando-o de novas plateias e de diversos estilos de dança. Parceiro de um dos projetos mais importantes para a cena da dança no Brasil, o Vivadança Festival Internacional. O Núcleo avança em provocações e proposições inovadoras para o exercício da criação em dança.

O Núcleo Viladança escreve capítulos importantes da História da Dança da Bahia e do Brasil, participando de projetos como o “Palco Giratório” (SESC), o Festival Brasil Move Berlim (Alemanha), o Festival Crear em Libertad (Paraguai),o Festival Danza en La Ciudad (Equador), entre muitos outros. A convite da diretora e coreógrafa, artistas baianos de diversas linguagens foram fundamentais nessa trajetória e nos processos criativos, na conexão com a arte contemporânea e a transversalidade das linguagens artísticas.

Projeto contemplado pelo Prêmio Anselmo Serrat de Linguagens Artísticas, da Fundação Gregório de Mattos, Prefeitura Municipal de Salvador, por meio da Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc, com recursos oriundos da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Governo Federal.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

O MELHOR DO ALDEIA NAGÔ NO SEU EMAIL

CADASTRE-SE EM NOSSO NEWSLETTER:

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • 24.02.2020.431Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 4. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.252Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 3. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.144Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 2. 24 Fev 2020
  • 24.02.2020.029Desfile Ilê Aiyê. C Grande. Alb 1. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.223Mudança, Magary, Motumbá. C. Grande. 24 Fev 2020
  • 24.02.20.088Didá & Respeita as Minas. Campo Grande. 24 Fev 2020

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

Mais galerias de arte...

HUMOR

  • Cocaina_1
  • Categoria: Humor
Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?