Salvador, 28 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
FTD Educação anuncia parceria para lançar autores africanos no Brasil
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 05 de Abril de 2022 00:49

Deborah_Ahenkorah_Osei-AgyekumPara apresentar escritores africanos aos leitores brasileiros e divulgar a arte e a cultura da África, a FTD Educação anuncia parceria com a agência literária internacional Accord Literary, especializada em autores emergentes de países como Gana, Togo, Nigéria, Quênia e Zimbábue.

O primeiro livro dessa parceria, que será lançado no segundo semestre no Brasil, é o romance juvenil Mesmo quando sua voz falhar, da autora ganesa Ruby Yayra Goka.

A obra foi lançada em fevereiro, nos Estados Unidos, com o título Even when your voice shakes, em parceria da Accord com a editora Norton Books for Young Readers, que vai publicar seis livros de autores africanos até 2023, no mercado norte-americano.

Criada em 2019, a Accord Literary é comandada pelas publishers Sarah Odedina, do Reino Unido, e Deborah Ahenkorah Osei-Agyekum, de Gana, que têm ampla experiência em publicações voltadas para o público infantil. O objetivo da agência literária é orientar, desenvolver e incentivar escritores africanos que escrevem para jovens leitores e garantir que suas histórias sejam apreciadas por crianças e adolescentes de todo mundo.

Desde o início de 2021, a agência tem acordos de publicação na Itália, Nigéria, Reino Unido e países da comunidade britânica (Commonwealth) e nos Estados Unidos, onde fez parceria com a Norton Books for Young Readers. Agora, chega ao Brasil.

“Essa parceria com a FTD Educação é muito significativa para a Accord. Pela diversidade do Brasil e por sua conexão histórica com a África, estamos entusiasmadas em poder contribuir para tornar os livros africanos contemporâneos disponíveis para os leitores brasileiros. Estamos orgulhosas da FTD Educação acreditar na importância de expandir a narrativa africana para os leitores do Brasil. O livro da Ruby Yayra Goka será apreciado por muitos jovens brasileiros e isso nos dá imensa alegria”, comenta a publisher Deborah Ahenkorah.

“Acreditamos que precisamos de histórias 'sobre' a África 'de' escritores africanos e, dessa forma, ajudaremos a mudar algumas informações erradas e estereótipos sobre o continente e sua população. Os autores com quem trabalhamos mostram, através de suas histórias, que a África é um grande continente, com 54 países, e com uma infinidade de pessoas diferentes, com vidas complexas, ricas e realizadas. A narrativa, muitas vezes compartilhada no passado, nega essa sofisticação e riqueza cultural. É hora de compartilhar novas histórias”, diz a publisher Sarah Odedina

A Accord está trabalhando com oito autores africanos, atualmente de Gana, Togo, Nigéria, Quênia e Zimbábue, e, através de um processo de submissão aberta, está constantemente compartilhando e avaliando o trabalho de escritores em todo o continente.

Primeiro livro

Com previsão de lançamento para o segundo semestre no Brasil, o livro Quando minha voz falhar, da escritora ganesa Ruby Yayra Goka, aborda questões importantes, presentes em praticamente todas as sociedades, inclusive na brasileira, como: pobreza, jovens em situação de vulnerabilidade social, desigualdades sociais profundas, violência sexual e contra a mulher, abandono parental e machismo estrutural.

Os assuntos são tratados a partir de uma perspectiva pessoal da jovem Amerley, de 16 anos, e têm grande potencial para cativar o público juvenil, além de gerar debates importantes nas salas de aula, sobre os temas tratados.

 

A obra traz uma história de sobrevivência, coragem e superação pessoal. Há ainda elementos de protagonismo juvenil, uma vez que Amerley decide denunciar seu agressor e se matricular na faculdade de Direito para ajudar outras meninas. Seu projeto de vida aparece com destaque na história, já que a personagem trabalha como empregada para poder não só ajudar em casa, mas para realizar o sonho de estudar e ser costureira.

"A parceria entre a FTD Educação e Accord Literary reforça alguns dos pilares da construção do nosso catálogo de literatura: publicar autoras negras contemporâneas cujas vozes devem ser ouvidas por todo o mundo. Mesmo quando sua voz falhar é uma história pungente, que narra a realidade de muitas mulheres africanas em busca de justiça social e respeito", diz Isabel Lopes Coelho, publisher da FTD Educação.

Sobre a FTD Educação

www.ftd.com.br

Há 120 anos, a FTD Educação tem como missão transformar a sociedade por meio da Educação, pensando além e inspirando a descoberta, a escolha, a liberdade e a cidadania. Reconhecida como uma empresa parceira, flexível e humana, é movida pelo slogan “Educar bem é pensar além”. Sua proposta é integrada para escolas, alunos, professores e sociedade e conta com: materiais didáticos e de literatura; soluções educacionais (com suporte para escolas, consultoria educacional, formação de professores, entre outros); novas tecnologias (ferramentas que ampliam possibilidades de ensino dentro e fora da sala de aula); obras e serviços que envolvem a família na busca por uma educação completa.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-107Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-013Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-039Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-111Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-259Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-359Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0901Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1190Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1336Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1644Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?