Salvador, 29 de March de 2024
Acesse aqui:                
Banner
facebookorkuttwitteremail
Ng Coquinho (SP) turnê Bahia: Um dos grandes artistas da cultura Reggae-Dancehall de São Paulo se apresenta e ministra classes pela primeira vez em Salvador e Cachoeira na Bahia
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Ter, 12 de Abril de 2022 07:51

NG_CoquinhoDe 07 a 17 de Abril, 2022, Ng Coquinho, um dos grandes nomes e referência da dança Reggae-Dancehall de São Paulo e Brasil, diretor da Academia Dancehall, dançarino e historiador que já esteve na Jamaica (País de origem da cultura Dancehall) trará para cidade de Salvador e Cachoeira no estado da Bahia, uma série de classes, workshops, palestras, apresentações e intervenções artísticas. A turnê, intitulada Dancehall Foundations (Fundamentos do Dancehall) visa transmitir o máximo de informações e direcionamento sobre as bases dessa dança e cultura.

O Dancehall também conhecido de forma popular pela música Ragga ou Raggamurffin, é uma cultura da Jamaica, nascida nos início dos anos 80, sendo um subgênero do reggae e sound system. No Brasil, neste mesmo período, ela foi incorporada por diversas bandas de rock, pop e grupos de rap, nos dias de hoje a sua sonoridade está presente também no funk, pop e presente em grande parte das músicas e artistas no mainstream como Isa, Gloria Groove, Anita dentre outros… A dança dessa cultura apesar de também não ser popular atualmente, está fragmentada com passos em quase todos os challenges do Tik Tok e coreografias de Hip Hop. “Em suma é uma cultura desconhecida porém muito presente, obtendo milhões de ouvintes e sua dança sendo vista por milhões de pessoas na internet, porém sem a informação de que esses elementos musicais e esses passos de dança são dessa cultura ela se enfraquece por isso a necessidade de passar o máximo de informações e alcançar o máximo de pessoas” acrescenta Ng Coquinho.

Será um total de onze (11) programações ao menos; sendo duas (02) intervenções artísticas nas festas de cultura reggae-dancehall locais com os grupos de referência da cidade de Salvador MiniSterio Público e Império Ragga e sete (07) Classes/Workshops em estúdios de dança e espaços culturais Incluindo uma classe e palestra fechada ao componente curricular Estudos em Danças Urbanas, vinculado ao Curso de Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Dança da Escola de Dança da FUNCEB (Fundação Cultural do Estado Bahia), Além de algumas programações que podem surgir de forma espontânea, sendo duas delas incluídas na programação como surpresas.

A realização conta com muito apoio dos artistas do reggae-dancehall e danças urbanas locais, pois está sendo realizado de forma independente ressaltando a importância da troca proposta através da pequena turnê,

- “Eu tô muito feliz com a vinda do Coquinho a Salvador, principalmente nesse momento que o dancehall está mais disseminado, muita gente da dança já sabe o que é, e já sabe vários passos! Nesse momento ele chegando aqui, vai trazer mais embasamento né! Mais informações sobre a cultura dancehall pra quem sabe dançar, mas não sabe a história e deixar o movimento da dança dos dançarinos aqui mas embasado no ritmo e na cultura. É importante acrescentar também, pelo fato de ser homem; a galera tem mais referência no dancehall com mulheres dançando e tem muitos passos masculinos que as pessoas não conhecem, então trazer essa visão masculina também é muito importante para o movimento agora!” diz DJ Raiz (MiniSterio Público Sound System), um dos artistas de referência do Reggae & Dancehall de Salvador.

- “Eu acredito que seja de grande importância a presença de personalidades que vivem a cultura Dancehall em sua essência. Acho que às vezes esquecemos de olhar para a raiz das danças urbanas e a presença de Coquinho me remete muito a esse espaço de aprender com quem bebe da verdadeira fonte” Complementa Dricca Bispo, dançarina de Salvador.

- “Não tem o tempo todo pessoas chegando dando aula, eventos grandes etc…” reflete Natali Avila, idealizadora do Afro Ragga, e argentina que vive a 10 anos em Salvador

O projeto está sendo realizado de forma totalmente independente por Ng Coquinho & Academia Dancehall com a participação, apoio e em parceria de artistas, estúdios e espaços culturais de Salvador e Cachoeira, sendo em sua maioria eventos pagos e é necessário consultar a agenda postada nas redes para mais informações e de como participar.

Programação:

07/04 (Quinta)

21h BomBar Rv/Quintas Dancehall (MiniSterio Publico) /Intervenção - Rio Vermelho, Salvador.

08/04 (Sexta)

16h Studio Kairós CB/Class ft Dricca Bispo - Pirajá, Salvador.

09/04 (Sábado)

13h Casa Cultural Reggae/Encontro Dancehall ft Natali Avila, Rol Senna, Taila Samile - Pelourinho, Salvador.

16h Arte Em 8/Class ft Dricca Bispo - Jaguaribe/Piatã, Salvador.

22h Bailaum/Espaço Oca (Imperio Ragga) /Intervenção

- Rio Vermelho, Salvador.

10/04 (Domingo)

15h ABW Crew/Hansen Bahia/Oficina + Palestra - Cachoeira, BA.

12/04 (Terça)

17h Espaço Byla/Byladança/Oficina + Palestra - Praia de Stella Maris, Salvador.

13/04 (Quarta)

09h FUNCEB/Curso Profissional (Aula Fechada)/Palestra

+ Class/Anfitrião Dave Barros - Pelourinho, Salvador.

16h Programação Surpresa 01.

14/04 (Quinta)

18h Centro Cultural Makota Valdina/Encontro Dancehall 71, Class ft Natali Avila & Dricca Bispo - Pelourinho, Salvador.

Dia 16 (Sábado) |

16h Programação Surpresa 02

Sobre Ng Coquinho

Deivison Mauricio, cor de nome artistico Ng Coquinho, é pesquisador da cultura Dancehall, dançarino, professor de dança, coreógrafo e produtor cultural. Já esteve na Jamaica, fez aulas e dançou com grandes nomes do seguimento e vivenciou as grandes festas do Dancehall Jamaicano. É criador e diretor da plataforma artística e cultural independente, a Academia Dancehall, a maior referência de plataforma de dança do gênero no Brasil atualmente. Realiza apresentações, classes e workshops em festas sounds systems, centros culturais, estúdios, projetos nacionais e internacionais, foi jurado do Dancehall King On Line Colômbia 2020; (Competição mais importante para um país dentro do Dancehall). É um dos professores do Congresso Dancehall Brasil desde sua primeira edição em 2016. É Idealizador das músicas instrucionais nacional; Coco Buia Bounce, Futebounce, Luzes e Coco Loco sendo o primeiro a precursor disso no Brasil e criador e orador da palestra expositiva Dancehall - A Dança, Diáspora e Cultura de Resistência, e o curso Dancehall Foundation, ambos fortalecem a importância e o debate do recorte racial na cultura Dancehall.

Redes sociais: Instagram | Facebook

WebPage: www.academiadancehall.com

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-090Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-007Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-059Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-101Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-265Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-314Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0908Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1231Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1385Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1529Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?