Salvador, 23 de July de 2024
Acesse aqui:                
facebookorkuttwitteremail
Museu Eugênio Teixeira Leal abriga 5 painéis do Festival Afrofuturismo
Ajustar fonte Aumentar Smaller Font
Sáb, 18 de Novembro de 2023 07:49

afrofuturismoO Festival Afrofuturismo realiza no Museu Eugênio Teixeira Leal, nos dia 20 e 21 de novembro, os painéis “Afrofuturismo em HQ”, Diversidade no Mundo Corporativo”, “Narrativas Pretas para a Mídia”, “Mercado e Tecnologia para Mulheres” e “Moda e Tecnologias Sociais”.

Em sua quinta edição o festival, organizado pela "Vale do Dendê", aceleradora de statups com foco em diversidade, tem como ob jetivo popularizar temas como cultura digital e inovação, com destaque para o protagonismo negro e feminino.

A programação completa do festival poderá ser encontrada na página eletrônica: https://afrofuturismo.com.br/festival

Confira agora o que será realizado no Museu Eugênio Teixeira Leal:

Segunda-feira, dia 20/11 às 14h - “Afrofuturismo em HQ” – Um mergulho na representatividade afro nas HQs. Desde a cria ção de personagens negros até o impacto dessas narrativas na indústria dos quadrinhos. Participam do painel:

Anderson Shon - Autor de obras como 'Um Poeta Crônico' e 'Estados Unidos da África', ele vai de livros a HQs, marcando presença em diversas coletâneas e plataformas, como o Jovem Nerd, Mundo Negro, CloudFilmes e até na FLIPF 2023! Ele leva sua arte a concertos da Orquestra Sinfônica da Bahia, exposições e festas literárias, mostrando que a literatura é uma expressão livre e em constante evolução!

Jorge X - Bacharel em Arquivologia pela UFBA e Especialista em Direito Processual Civil pelo IDP, também bacharelando em Direito na Faculdade Baiana de Direito e Gestão. Arquivista na Defensoria Pública da União na Bahia e atualmente é o 14º Diretor do Arquivo Público do Estado da Bahia (APEB). Fundador e presidente de honra do Instituto Acesso, dedicado à mediação dos direitos fundamentais nas comunidades baianas.

Janine Rodrigues - Líder inovadora que transforma a educação e diversidade! Especialista em Diversidade, Sustentabilidade e Educação, reconhecida pela Forbes como uma das 12 pessoas inovadoras que estão mudando a educação, uma das 13 mulheres que impactam com a tecnologia no Brasil. Fundadora da Piraporiando, atua na educação antirracista e de equidade de gênero, recebendo prêmios e distinções pela sua liderança em diversidade, impacto e justiça social.

Segunda-feira, dia 20/11 às 16h - “Diversidade no Mundo Corporativo” – Painel para discutir inclusão e igualdad e de oportunidades nas organizações, para conhecer sobre as práticas bem-sucedidas, desafios superados e descobrir oportunidades para promoção de ambientes mais inclusivos, com valorização da diversidade étnico-racial, de gênero, orientação sexual, entre outros. Participam do painel:

Alana Sales - Alana é uma Engenheira Química pela UFBA, treinada por Anthony Robbins na Califórnia em 2016. Co-fundadora da Dumato, empresa de cosméticos naturais e ancestrais, resgatando a beleza autêntica e ancestral através da natureza. É sócia da Moderniza, consultoria em Gestão Humanizada, auxiliando empresas e líderes a alcançar resultados potentes com liderança humanizada.

Gladys Cazumbá - Administradora, Consultora Comportamental, Coach Executiva, Mentora e treinadora de Líderes, Formadora de Equipes, Facilitadora em Aprendizagem organizacional, Escritora e Palestrante. É Coordenadora de Gestão de Pessoas na Fundação José Silveira e Diretora da Gestão do Conhecimento na ABRH Bahia. Conectando conhecimento e liderança, ela busca inspirar e capacitar indivíduos a alcançar o seu máximo potencial no ambiente corporativo.

Luciene Rodrigues - Com trajetória em empresas como Coca-Cola, L’Oréal e Itaú, traz consigo expertise em Marketing. Com mais de uma década dedicada ao Trade e Shopper Marketing, bem como ao Gerenciamento de Projetos, sua jornada profissional une sua identidade como mulher negra às demandas do mundo corporativo. Seu foco está na construção de processos e na implementação de ações pela diversidade. Atua como gerente sênior de Projetos Sociais do Mover (Movimento pela Equidade Racial) a equidade em um ambiente mais inclusivo.

Terça-feira, dia 21/11 às 10h30 -"Narrativas Pretas para a Mídia"! - Uma conversa enriquecedora com profissionais para discutir a importância da representatividade negra através da produção de conteúdo e a valorização de histórias pretas. Participam do painel:

Cineasta e mestrando em Educação Profissional e Tecnológica é destaque na promoção da comunidade negra do Brasil há mais de duas décadas. Diretor da TV Correio Nagô e do Programa AfroFeed, Rosalvo Neto é também Diretor Administrativo e Coordenador do Núcleo de Produção Audiovisual do Instituto Mídia Étnica (@midiaetnica), e tem no currículo importantes premiações audiovisuais como o documentário Ballet du Senegal - La Lìnguére - no carnaval de Salvador, no XIV Gramado Cine Vídeo.

Artista visual e jornalista ilustrado, atuou com designer e cartunista em veículos renomados como Folha, Estadão, Veja e Courrier International (França). Coleciona prêmios de destaque, incluindo o Salão Internacional de Desenho para Imprensa de Porto Alegre, o prêmio de cartuns sobre Aids do Ministério da Saúde (2004). Autor do livro 'Meu Pai Vai Me Buscar na Escola', adotado em escolas e bibliotecas públicas do Brasil (PNLD 2018). Antônio Junião é cofundador e Diretor de Projetos na Ponte Jornalismo e um dos cofundadores do festival e instituto FAL A! (@instituto.fala).

Soteropolitana e afroempreendedora, Fernanda Brazil atualmente é voluntária na TV Pelourinho (@tvpelourinho). Social Media, ela usa as redes como plataforma transformadora, ampliando vozes e impulsionando afroempreendimentos. Seu conhecimento em serviço social a capacita para enfrentar desigualdades, criando impactos positivos para clientes e comunidade.

Terça-feira, dia 21/11 às 14h -"Mercado e tecnologia para Mulheres” - Com um papo sobre a presença e o papel das mulheres no mercado de tecnologia, este painel traz questões como igualdade de gênero, oportunidades de carreira, desafios enfrentados pelas mulheres na área e iniciativas para promover a inclusão e o empoderamento feminino no setor tecnológico. Participam do painel:

Andressa Tairine - mulher parda, Founder e CEO da Sarsa Educacional, Empreendedora Social, e impactar positivamente o mundo é o seu propósito! Engenheira Química pela UFBA, Mestra em Gestão e Tecnologia Industrial pelo SENAI CIMATEC (bolsa integral) e Líder Social da rede Gerando Falcões (GF).

Amanda Vieira - engenheira de software, gaúcha, é co-fundadora do AfroPython. Trabalha com desenvolvimento de software há mais de 10 anos e junto com seus conhecimentos sobre design/UX, tem focado em trazer uma melhor experiencia tanto para os eventos e oficinas quanto para o ensino e aprendizado de tecnologia voltado para a população negra.

Karen Santos - CEO e Co-Fundadora da UX para Minas Pretas, e se dedica a "mudar a cara da tecnologia". O seu objetivo é apresentar mulheres negras ao mercado de UX (User Experience) e tecnologia apostando no poder da comunidade, educação e democratização de conhecimento.

Lorena Santiago - designer há 10 anos, hoje atua como mentora, monitora e profissional de UX/Ui e Product Design na cubos e na Cubos Academy.

Estudou sobre como o mercado de trabalho utilizou o ciclo hormonal como ferramenta de disparidade de gênero para o caminho da plenitude profissional aliando a capacitações de representatividade negra.

Terça-feira, dia 21/11 às 16h -"Moda e Tecnologias Sociais" - o painel para ampliar sua conexão entre moda e tecnologia, destacando esforços para promover sustentabilidade, inclusão social e inovação na indústria fashion. Junto a isso, busca inspirar práticas conscientes para fomentar soluções inovadoras visando um futuro mais sustentável e inclusivo na moda. Participam do painel:

Cássio Caiazzo - Designer de Moda e Figurinista, possui trabalhos junto ao Teatro, Cinema, Música, Dança. Reconhecido pela Rede Globo, atualmente assina os Figurinos de carnaval do Bloco Olodum. Com seu parceiro Erick Simões, criou a Nós Macramê Design, vestindo artistas como a Ministra Margareth Menezes, Daniela Mercury, entre outros.

Isa Isaac Silva - Estilista baiana que celebra a cultura brasileira, fundando a marca Isaac Silva. Com o lema "Acredite no seu axé", sua moda sem gênero destaca-se no SPFW, conquistando artistas e influenciadores. Suas lojas e presença online ampliam o alcance nacional, promovendo moda inclusiva e representação autêntica da brasilidade. Reconhecida pelo WGSN, obteve colaborações com as marcas Alpargatas e Magazine Luiza.

Lucas Dilay - A Salcity, marca soteropolitana de slow fashion, nasceu em 2021 como um projeto pessoal de Lucas, inicialmente para expressar sua visão de moda e gerar renda extra. Com apoio familiar e criatividade, tornou-se sua principal fonte de sustento. Presente nas ruas de Salvador, a marca se destaca no cenário artístico local, vestindo figuras do meio cultural, enfatizando sua identidade no streetwear e nas raízes de Salvador, contando com colaboradores da comunidade para consolidar sua presença na moda.

Compartilhe:

 

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

FOTOS DOS ÚLTIMOS EVENTOS

  • mariofoto1_MSF20240207-094Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 2. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240207-041Lavagem Funceb. 08.02.24. Alb 1. Foto: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-079Fuzuê Alb 1. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-162Fuzuê Alb 2. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-287Fuzuê Alb 3. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240203-377Fuzuê Alb 4. 03.02.2024. Fotos: Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-0974Beleza Negra do ilê. Alb 1. 13.01.24 By Mario Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1020Beleza Negra do ilê. Alb 2. 13.01.24. By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1383Beleza Negra do Ilê. Alb 3. 13.01.24 By Mário Sérgio
  • mariofoto1_MSF20240112-1542Beleza Negra do Ilê. Alb 4. 13.01.24 By Mário Sérgio

Parabéns Aniversariantes do Dia

loader
publicidade

ENSAIOS FOTOGRÁFICOS

GALERIAS DE ARTE

HUMOR

Mais charges...

ENQUETE 1

Qual é o melhor dia para sair a noite?