O Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, recebe o projeto cultural Mulheres Negras Ecoando
Nos dias 17, 18 e 19 de novembro de 2025, o Centro de Cultura Vereador Manuel Querino, recebe o projeto cultural Mulheres Negras Ecoando, com atividades nos diversos espaço do equipamento, em celebração ao novembro negro.
O Encontro Mulheres Negras Ecoando: a (in)visibilidade das escritoras negras no mercado literário, tem a parceria com a Biblioteca da Câmara de Vereadores e reunirá escritoras negras baianas para refletir sobre os desafios e entraves enfrentados por autoras negras no mercado literário, buscando caminhos coletivos para ampliar o acesso, o reconhecimento e a difusão de suas obras.
A mesa de abertura, acontecerá dia 17, às 14h, no auditório de centro de cultura e reunirá e homenageará mulheres que são referências na luta pela igualdade racial e de gênero, entre elas: Cel. Denice Santiago, Ten. Cel. Ana Paula Queirós, Negra Jhô, Adriana Portela (Banda Didá), Dona Vera Lucia Teixeira (Nordeste de Amaralina), Dra. Cléia Souza, Jovina Souza, Luciana Mota, Stael Kyanda, Anajara Tavares, Ligia Margarida (SPD).
Ao longo dos dias de programação haverá atividades de contação de histórias para o público infantil, performances poéticas, sarau de poesia e feira de livros, fortalecendo o protagonismo feminino negro na literatura e nas artes. As atividades contarão com a presença de diversas mulheres negras escritoras como: Jaqueline Santos, Manuela Barreto, Andréa Rêgo, Rita Pinheiro, Dani Damas, Regina Célia Santos Rocha, Ana Paula Bispo, Rosane Jovelino, Renata Lima, Jocelia Fonseca, Jovina Sousa, Olwa Seyn, Alessandra Sampaio, Carmen Faustino, Cecília Peixoto, Renata Lima.
Sobre o Projeto
Criado em 2018, o Projeto Cultural Mulheres Negras Ecoando ganhou força em 2020, unindo-se às celebrações do Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, também conhecido no Brasil como Dia de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Desde então, a iniciativa vem promovendo ações de empoderamento feminino por meio das artes, com atividades virtuais e presenciais voltadas à valorização da mulher negra.
Em 2021, o projeto ampliou sua atuação e passou a reunir mulheres negras do Brasil e de diversos países latino-americanos. Em 2022, realizou o primeiro evento presencial após a pandemia — o Encontro Mestras da Sociedade, que reuniu mulheres com trajetórias inspiradoras e promoveu o diálogo com jovens de escolas públicas de Salvador.
Nos anos seguintes, o projeto seguiu ativo com eventos híbridos, homenagens, lançamentos literários, saraus e apresentações artísticas, consolidando-se como um movimento sociocultural de resistência, visibilidade e fortalecimento das vozes negras femininas.
O Mulheres Negras Ecoando segue ecoando — por igualdade, representatividade e pela força da palavra escrita e falada das mulheres negras.
INSTAGRAM: @ecoamulheres
PROGRAMAÇÃO:
17/11/2025
Exposição de livros
9h – Contação de Histórias (infantil)
14h – Abertura/ Homenagem “Mulher Destaque”
18/11/2025
Exposição de livros
9h – Sarau “Palavra de Mulher”
14h – Contação de Histórias (infantil)
19/11/2025
Exposição de livros
9h – Palestra “AÇÕES DE COMBATE À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER”
14h – Apresentação da Biblioteca Prof. Jorge Portugal
Encontro com Escritoras
https://www.instagram.com/reel/DRCevoIjWuL/?igsh=MXJsZWIxdHAzMXJsdQ==
