O fundo do poço. Por Cláudio Guedes
Mais sórdido do que esse espetáculo de delações encomendadas, que revelam a cada dia canalhices dos que sempre se valeram da política para enriquecer e hoje, de forma leviana, compram a absolvição se prestando ao jogo vil de uma justiça (sic) parcial e medíocre, são algumas análises “políticas” da situação.
Cientistas políticos e jornalistas que vendem a sua pena/voz aos barões da mídia se transformaram em cronistas do linchamento de políticos adversários.
Alguns de forma suave, outros com a grosseria de sempre, fazem a glorificação das delações e dos delatores.
Hipócritas. Falsos moralistas. Falsos vestais.
Fazem o mesmo jogo dos tucanos e de suas linhas auxiliares, o DEM e o PPS, na fantasia que tentam vender ao povo brasileiro. De que o PT, Lula e Dilma são a encarnação do mal na política e eles os puros, os vestais e os críticos.
Cientistas políticos desmemoriados jogam, por conveniência, no lixo anos de conhecimento da vida política do país.
Ou desconheciam que o jogo jogado na política brasileira sempre foi duro. Para todos.
Acreditam na existência de vestais?
Acreditam que FHC não comprou a emenda que lhe possibilitou à reeleição? Bancado com grana de empreiteiros e banqueiros que temiam a vitória de Lula em 1998? Acreditam que não havia corrupção na Petrobras? Acreditam que as denúncias de Paulo Francis eram invenções?
Hipócritas.
Não sabem que a longa hegemonia dos tucanos em SP – quase duas décadas – foi e é em grande parte sustentada pela grana das propinas das obras do Rodoanel e do Metro? Nunca ouviram falar em cartéis que superfaturam os preços pagos pelo estado nos trens/vagões da CPTM e nas obras de saneamento? Nunca ouviram falar que tucanos de alta estirpe recebem propinas até dos contratos de merenda de escolas públicas?
Hipócritas.
De quem era o jato que derrubou Eduardo Campos e quase mata Marina Silva? Alguém minimamente inteligente duvida que era do próprio, comprado com dinheiro de propina de obras em PE? Alguém?
Hipócritas.
As mesmas fontes de grana que mandaram R$ 23 mi para Serra, parte entregue na Suiça. As mesmas que engordaram as contas de Aécio Neves no exterior e pagaram as contas de campanha da chapa Aécio/Aloysio.
A grana dos empreiteiros & banqueiros que sustentou parte das campanhas de TODOS os partidos que tinham alguma possibilidade de alcançar o PODER.
Quem, que pensa e tem um mínimo de honestidade intelectual, tem dúvidas sobre isso?
Por que engordam o coro dos que buscam o linchamento de Lula e Dilma ?
Por que produzem textos e análises plenas de hipocrisia ? Por que classificam os depoimentos do casal de marqueteiros como “reveladores”?
Reveladores? Para quem?
Quem desconhece a realidade por trás do trabalho dos marqueteiros? Essa casta privilegiada que faz fortuna na política contemporânea, onde a imagem é mais valorizada que o conteúdo.
Todos os marqueteiros que trabalham no país receberam, sempre, via caixa 2, parte das remunerações, pois não querem pagar impostos no país.
São milionários e usurários. Como boa parte dos milionários tupiniquins. Acham que nada devem ao estado. Sonegadores e lavadores de dinheiro. Não conheço e nunca ouvi falar de nenhum que tenha agido de forma diferente.
Esses delatores de hoje, que trabalharam para o PT, estão apenas tentando salvar suas peles, fazendo esse papel onde a canalhice é a marca maior, em acordos nada republicanos com uma justiça dominada por justiceiros, por celerados.
Lamentável que cientistas políticos e jornalistas se prestem a amplificar atos tão sórdidos.
Lamentável.