Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

O Vila Ocupa o MAB apresenta nova temporada do espetáculo “Do Outro Lado do Mar” no Museu de Arte da Bahia

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura

Com encenação de Marcio Meirelles, o espetáculo já foi visto por mais de 5 mil pessoas e indicado ao Prêmio Shell de Teatro pela cenografia. Sessões especiais com tradução em libras nos dias 17 e 31 de agosto

“Do Outro Lado do Mar” continua seu fluxo de travessias com mais uma série de apresentações no projeto O Vila Ocupa o MAB, no Museu de Arte da Bahia. De 09 a 31 de agosto, aos sábados e domingos, às 19h. Com atuação de Andréa Elia e Edu Coutinho, o espetáculo narra a história de uma funcionária pública, isolada em um balcão de atendimento numa praia deserta, vivendo uma rotina de espera. Sua monotonia é interrompida por um jovem pescador que, sem nome ou sobrenome, busca um documento que comprove sua existência. A partir desse encontro, a obra tece uma reflexão poética sobre temas como o trabalho, a solidão, a amizade e a identidade. Primeira versão no Brasil da obra de Jorgelina Cerritos, premiada autora latino-americana – natural de El Salvador – a peça é uma reflexão poética sobre temas como identidade, trabalho e solidão. Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do espaço ou através do site SYMPLA (LINK)

Veja aqui um trecho (vídeo) do espetáculo: https://www.youtube.com/watch?v=HA78P-HhV2Q&t=18s

A montagem foi assistida por mais de 5 mil espectadores e recebeu uma indicação ao Prêmio Shell de Teatro de melhor cenografia (para o encenador Marcio Meirelles), em 2022, por sua temporada no Rio de Janeiro. Entrou na lista dos melhores espetáculos do ano de 2021, segundo o crítico paulistano José Cetra, por sua temporada virtual; já o texto rendeu à autora Jorgelina Cerritos o prêmio internacional Casa de las Américas de melhor dramaturgia no ano de 2010. Primeira versão em língua portuguesa da obra, “Do outro lado do mar” é uma realização do Teatro Vila Velha, Teatro dos Novos e Toró Teatro.

“Essa é uma peça sobre a identidade que você tem e a identidade que você é obrigado a ter. As imposições sociais, as estruturas, o sistema que impõe identidades e o que isso provoca em pessoas diferentes. Uma peça que fala daquelas pessoas que estão à margem e daquelas que fazem parte do sistema de alguma forma, mesmo que dentro do sistema estejam em uma posição marginalizada, reflete Marcio Meirelles.

“Do outro lado do mar” tem trilha sonora ao vivo executada pelo músico Ramon Gonçalves. O espetáculo tem projeto audiovisual realizado por Rafael Grilo, com projeção de imagens e duas câmeras em captação ao vivo. A operação de luz é realizada por Marcos Dede, que também assina colaboração no desenho de luz, e a operação de som é executada por Thiago Vinicius. Além da direção, Marcio Meirelles assina desenho de luz, figurinos e cenário.

Nesse ciclo 61+, o teatro segue em obra de reforma e requalificação, financiada pela Prefeitura de Salvador. Por essa razão, “O Vila Ocupa o MAB” (projeto que integra as ações do programa de ocupação artística “O Vila Ocupa a Cidade”) mantém o eterno movimento de expansão das atividades do teatro por diferentes espaços da capital.

Para ficar atualizado e bem informado sobre todos os eventos e projetos, acesse o instagram @teatrovilavelha e o site www.teatrovilavelha.com.br e acompanhe as novidades da programação.

O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

SERVIÇO:

Espetáculo “Do Outro Lado do Mar”

Dias: 09 a 31 de agosto (aos sábados e domingos)

Horário: 19h

Local: Museu de Arte da Bahia – Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador – BA.

Ingressos: R$40 (inteira) e R$20 (meia)

Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do espaço ou através do site SYMPLA (LINK)

Classificação Indicativa: LIVRE

Duração: 60 minutos

Ficha Técnica:

texto JORGELINA CERRITOS

tradução EDU COUTINHO com a colaboração de MARCIO MEIRELLES

revisão da tradução RITA ROCHA

elenco ANDRÉA ELIA . EDU COUTINHO

cenário . figurino . desenho de luz. encenação MARCIO MEIRELLES

trilha sonora ao vivo RAMON GONÇALVES

assistência de direção CAIO TERRA e CLARA TROCOLI

colaboração no desenho de luz . operação de luz MARCOS DEDE

música CAIO TERRA . RAMON GONÇALVES

tema da sereia TATO TABORDA

produção audiovisual . operação de vídeo RAFAEL GRILO

técnico de som . THIAGO VINICIUS

cenotécnico. JOY BATISTA

gerente operacional. MENIKY MARLA

arte gráfica. RAMON GONÇALVES

coordenação de comunicação. GABRIELA WENZEL

assessoria de imprensa. ARLON SOUZA

social midia. MARLON CHAGAS E JEAN TEIXEIRA

mediação. BEATRIZ ZACHARIAS

produção EDU COUTINHO . CLARA TORRES

assistência de produção. PÂMELA MALTA . JOSIE NOVAES

realização TORÓ TEATRO . COMPANHIA TEATRO DOS NOVOS . TEATRO VILA VELHA

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *