Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são necessários para ativar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Estes cookies não armazenam quaisquer dados de identificação pessoal.

Não há cookies para exibir.

Os cookies funcionais ajudam a executar determinadas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.

Não há cookies para exibir.

Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

Não há cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.

Não há cookies para exibir.

Os cookies publicitários são utilizados para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.

Não há cookies para exibir.

Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

O Vila Ocupa o MAB apresenta o espetáculo “Romance” com a coreógrafa e dramaturga portuguesa Lígia Soares

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

Com trabalhos apresentados em países como Alemanha, França e Holanda, a artista desenvolve processos criativos no diálogo entre teatro, dança e performance

“Romance” é um espetáculo criado pela coreógrafa e dramaturga Lígia Soares, em 2015, através de uma residência artística da organização cultural portuguesa Mala Voadora. O trabalho reflete sobre o discurso vigente da classe média do mundo ocidental, parodiando, com lógicas discursivas cotidianas que, elevadas ao extremo, denunciam o que há de obsceno por trás do politicamente correto.

Na montagem, a relação entre espectador e performer provoca um diálogo coletivo, onde o risco e a segurança de falar com as palavras de uma outra pessoa geram jogos de identificação e repulsa pelo que é dito. Como diz Lígia Soares, é um exercício de “pôr palavras na boca do espectador”. O espetáculo tem apresentações no Museu de Arte da Bahia nos dias 11 e 12 de abril, às 19h. Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla (LINK) e também na bilheteria nos dias de espetáculo.

Esta semana a artista também orienta no projeto “O Vila Ocupa o MAB” – que integra as ações do programa de ocupação artística do Teatro Vila Velha – a oficina O Sono do Espectador: dramaturgia para um teatro participativo.

Nesse ciclo de celebração de 60 anos, o teatro está em obra de reforma e requalificação, financiada pela Prefeitura de Salvador. Por essa razão, “O Vila Ocupa o MAB” mantém o eterno movimento de expansão das atividades do teatro por diferentes espaços da capital. Para ficar atualizado e bem informado sobre todos os eventos e projetos, acesse o instagram @teatrovilavelha e o site www.teatrovilavelha.com.br e acompanhe as novidades da programação.

O Teatro Vila Velha conta com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

SERVIÇO:

Espetáculo “Romance” com Lígia Soares

Dias 11 e 12 de abril

Horário: 19h

Local: Museu de Arte da Bahia – Av. Sete de Setembro, 2340 – Corredor da Vitória, Salvador – BA.

Os ingressos podem ser adquiridos através do Sympla (LINK) e também na bilheteria nos dias de espetáculo.

+ SOBRE LÍGIA SOARES

A coreógrafa e dramaturga portuguesa Lígia Soares reside em Lisboa. Estudou dança, mas desde 1999 o seu trabalho transita entre as disciplinas da dança, do teatro e da performance. O seu trabalho tem sido apresentado nacional e internacionalmente (Portugal, Brasil, Alemanha, França, Noruega, Holanda, Bélgica, Sérvia, Croácia, entre outros). Entre 2001 e 2014, foi diretora artística da estrutura de criação Máquina Agradável.

Desenvolveu também vários contextos de programação com outros artistas, como Demimonde e Face-a-Face (Programa Luso-Brasileiro de Artes Performativas). Na sequência, trabalhos como Romance (2015), O Ato da Primavera (2017), Turning Backs (2016) e Jogo de Lençóis (2019), prossegue uma pesquisa em dispositivos cénicos inclusivos da presença do espectador como elemento constituinte da dramaturgia do espetáculo, incorporando ou substituindo o próprio papel de performer.

Entre várias parcerias artísticas, destaca as suas criações com Miguel Castro Caldas, Sabotage e Se Eu Vivesse Tu Morrias; Paula Diogo, O Palácio; Rita Vilhena, The Lung e Turning Backs; Sónia Baptista, Memorial; Rafaela Santos e Amarelo Silvestre, Desempenho; e Sara Duarte e Teatro Meia Volta, Professar. É mentora em diversos programas de escrita para cena e colabora regularmente como dramaturga em projetos de dança e teatro, tendo escrito para companhias como Cem Palcos e Escola de Mulheres.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *