“OBEC Estudos & Pesquisas” pauta a gestão cultural em sua 6ª edição
A 6ª edição do projeto “OBEC Estudos & Pesquisas” adentra no mundo da gestão cultural. No dia 26 de julho (sexta-feira), das 14h30 às 18h, o projeto, que é realizado numa parceria entre o Observatório da Economia Criativa da Bahia (OBEC) e o Doca1 – Polo de Economia Criativa, apresenta a pesquisa “IC Encontro de Artes: modos de gestão e produção”, de Ellen Mello, e o artigo “Gestão de organizações culturais: perspectivas, singularidades e paradoxo como horizonte teórico”, de Fabiana Pimentel e Eduardo Davel.
O encontro acontece no Doca1, no Comércio, com a proposta de·estimular diálogos sobre literatura especializada e investigações sobre a dimensão econômica dos setores culturais, artísticos e criativos.·A entrada é gratuita e aberta a qualquer pessoa interessada.
Dissertação apresentada no mestrado do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade do Instituto de Humanidades, Artes e Ciências da Universidade Federal da Bahia (UFBA), “IC Encontro de Artes: modos de gestão e produção” é um estudo que faz uma reflexão sobre este evento calendarizado soteropolitano, que acontece desde 2006 e que chega neste ano à sua 16ª edição.
Pensando estratégias de sustentabilidade, diretrizes estéticas e curatoriais e seus contextos históricos, Ellen Mello, que também é curadora e coordenadora geral do IC, realiza uma abordagem autoetnográfica, apontando projeções teórico-críticas respaldadas pelos campos dos Estudos Organizacionais e dos Estudos da Cultura.
Já Fabiana Pimentel chega para tratar do artigo “Gestão de organizações culturais: perspectivas, singularidades e paradoxo como horizonte teórico”, assinado por ela junto com Eduardo Davel e publicado no volume 20 do Caderno EBAPE.BR da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
O objetivo é descrever a produção acadêmica sobre gestão de organizações culturais e demarcar um horizonte conceitual-teórico fecundo para estimular a pesquisa futura. A metodologia é baseada numa revisão sistemática de produções acadêmicas publicadas nas bases de dados nacionais e internacionais.
Lançado neste ano de celebração de uma década de atividades do OBEC e com agenda mensal confirmada até o fim de 2024, o “OBEC Estudos & Pesquisas” reúne pesquisadores/as, que compartilham pesquisas, finalizadas ou em processo, abrangendo desde estudos individuais de mestrado e doutorado até projetos desenvolvidos pelo Observatório ou outras entidades. É também reservado um momento para a discussão de um texto acadêmico sobre economia criativa. Os debates dão ênfase às abordagens teóricas e metodológicas.
OBEC e DOCA1 – Criado em 2014, o OBEC é um grupo de pesquisa interinstitucional sediado no Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos da Universidade Federal da Bahia (IHAC/UFBA), reunindo docentes e discentes da própria UFBA, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), além de pesquisadores independentes e de outras instituições, públicas e privadas, para a promoção de atividades de ensino, pesquisa e extensão no campo da economia criativa. Os membros atuam em diversas áreas de conhecimento: artes, comunicação, economia, administração, estatística, gestão e produção cultural, entre outras.
O Doca1, que atua como uma plataforma de fomento e negócios da economia e de empreendedores criativos, abre o Estúdio do Forte de sua grandiosa sede de mais de 2.400 m² para o “OBEC Estudos & Pesquisas”, afirmando a sua missão de desenvolver e impulsionar o campo da economia criativa em Salvador.
OBEC Estudos & Pesquisas – 6ª edição
Pesquisa: “IC Encontro de Artes: modos de gestão e produção”, de Ellen Mello
Artigo: “Gestão de organizações culturais: perspectivas, singularidades e paradoxo como horizonte teórico”, de Fabiana Pimentel e Eduardo Davel
Quando: 26 de julho de 2024 (sexta), 14h30 às 18h
Onde: Estúdio do Forte do Doca1 – Polo de Economia Criativa
(Av. da França, s/n – Comércio)
Quanto: Gratuito