Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Obras de Smetak estão em mostra na cidade de Berlim até 9 de abril

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
ColeoWalterSmetak.IPAC.ftSECOM

Instrumentos-esculturas do músico suíço-brasileiro, Walter Smetak (1913-1984), consideradas obras de arte por críticos e pesquisadores, podem ser conferidas gratuitamente até 9 de abril (2017) no Museu do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD), em Berlim, Alemanha.

A mostra na cidade alemã traz recorte dos instrumentos-esculturas de Smetak e documentos originais, como escritos, filmes, partituras musicais, poesias concretas e fotos sobre a filosofia do artista. A exposição tem curadoria da alemã Julia Gerlach, do DAAD, que conheceu as obras no Centro Cultural Solar Ferrão, em 2015, no Pelourinho, Salvador.

O Solar Ferrão e suas coleções pertencem ao Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), que administra os mais importantes museus de Salvador. “Smetak foi músico, compositor, inventor de instrumentos musicais, escultor, escritor e professor da Escola de Música, personalidade ímpar que influenciou várias gerações de músicos na Bahia e no Brasil”, afirma o diretor geral do IPAC, João Carlos de Oliveira. Ele comemora que a exposição do Solar Ferrão/IPAC tenha estimulado a mostra em Berlim. “Essa é uma das funções: estimular que os acervos dos nossos museus sejam divulgados para todo o mundo”, ressalta o diretor do IPAC.

TROPICÁLIA – Outro recorte com 22 obras de Smetak está em visitação gratuita na exposição ‘Tropicália: Régua e Compasso’ no Palacete das Artes (Tel. 3117-6987) até o dia 30 (março/2017), de terça à sexta-feira, das 13h às 19h, e sábados, domingos e feriados, das 14h às 19h. O projeto ‘Tropicália’ foi concebido pela Fundação Cultural (Funceb). “As obras de Smetak têm caráter inovador e criativo, nos materiais e técnicas. Ele influenciou a música brasileira, principalmente o tropicalismo, nos anos 60”, diz a museóloga do Ferrão, Jorma Souza.

Palacete das Artes e Ferrão são espaços do IPAC que administra ainda os mais importantes museus baianos. Museu de Arte Moderna (MAM), Palácio da Aclamação e Passeio Público, além do Museu de Arte da Bahia (MAB), são equipamentos do IPAC. No interior, o instituto está responsável pelo Museu do Recôncavo (Candeias), Parque Castro Alves (Cabaceiras) e Museu do Recolhimento (Santo Amaro).

COLEÇÕES de ARTE – Parte do acervo de Smetak fica permanentemente no Solar Ferrão do IPAC. A edificação é originária do século XVII, tem seis pavimentos e abriga ainda galeria, coleções de arte sacra do museu Abelardo Rodrigues, arte africana da coleção Claudio Masella, além de itens de arte popular nordestina e instrumentos musicais tradicionais da coleção Emília Biancardi. O solar fica na Rua Gregório de Mattos, nº45 (Pelourinho). Os interessados podem visitar as coleções de terça-feira à sexta-feira, sempre das 12h às 18h. Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.

, facebook ‘Ipacba Patrimônio’, twitter ‘@ipac_ba’ e instagram ‘@ipac.patrimonio’. Conheça os museus do IPAC:

Compartilhar:

Mais lidas