Os cães ladram e a caravana passa. Por Cláudio Guedes
O provérbio, que dizem de origem árabe, é um brado à resiliência, ao foco, à determinação, dos que buscam na política, em um ambiente áspero, construir um mundo melhor, socialmente mais justo e democraticamente mais avançado.
Caso procurasse uma síntese do que foi o Governo Lula nos últimos três anos ficaria com o tão conhecido provérbio.
Herdando um país em processo de degradação, após a catástrofe da gestão Bolsonaro, o governo Lula operou na reconstrução da relação governo & sociedade, focando em ações nas áreas social, econômica, ambiental, da saúde pública, da reforma tributária e das relações internacionais, com inegável sucesso. E isto em um ambiente político desfavorável, pois apesar da vitória nas urnas de Lula e sua coligação de centro-esquerda, as mesmas urnas deram uma vitória ampla às forças políticas de direita e centro-direita no Congresso Nacional e nas eleições aos principais governos estaduais.
O país saiu do Mapa da Fome, a renda do mundo do trabalho cresceu com os aumentos reais no Salário Mínimo, os programas de apoio aos mais pobres foram retomados, o desemprego é o menor da história, os programas de vacinação foram reativados, as políticas de combate ao desmatamento e de defesa do meio ambiente voltaram a ser postas em prática pelas autoridades federais e, não menos importante, o país voltou a ter expressão ativa nas relações internacionais.
Muitos se dizem insatisfeitos entre os que contribuíram para vitória de Lula em 2022 e muitos mais, saudosos do governo do desqualificado presidente Jair Bolsonaro, continuam a fazer oposição sem trégua ao atual governo. Uma situação um tanto esquizofrênica, que é preciso reconhecer e lidar com ela com paciência e resiliência.
O ano se encerra com outras vitórias muito significativas para o governo Lula e para o campo democrático da sociedade brasileira.
Os principais operadores no campo político e militar do desgoverno Bolsonaro sofreram uma derrota histórica e, graças às atuações firmes do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Polícia Federal, estão presos e afastados temporariamente da vida pública e política. Uma vitória inegável da democracia contra o autoritarismo que ronda desde sempre nossa maltratada República.
E não só. O governo Lula resistiu com inteligência e firmeza ao ataque inusitado do presidente da maior potência econômica e militar mundial à nossa economia e às nossas instituições fazendo-o recuar. Uma vitória e tanto, que certamente teve e terá ampla repercussão para um futuro positivo do país no concerto global das nações.
É verdadeiro que um país não deve depender de heróis. Mas é uma estupidez não reconhecer méritos em personalidades, cidadãos públicos, que se destacaram neste ano atribulado de 2025 por grandes contribuições ao país: Lula, Celso Amorim, Fernando Haddad, Paulo Gonet e Alexandre de Moraes.
A “caravana passa“ e que continue a passar em 2026.
Cláudio Guedes é Empresário e Professor
