Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Os Pássaros de Copacabana, com Marcelo Praddo e direção de Gil Vicente Tavares, faz 2 apresentações no Teatro Molière

3 minutos de leituraModo Leitura

A partir das canções de Ary Barroso, a peça – escrita e dirigida por Gil Vicente Tavares – conta a história de uma travesti, às vésperas do Golpe de 1964, tentando fazer um espetáculo em homenagem ao compositor, por encomenda de seu amante militar. Em cena, Marcelo Praddo interpreta clássicos de Ary e canções menos conhecidas, intercalando com depoimentos e lembranças da vida da personagem. A partir dos seus relatos, a peça vai revelando sentimentos e segredos dessa travesti em meio ao período conturbado do Brasil, e a sua luta diária contra o preconceito e a marginalização de sua condição na sociedade brasileira daquela época.

O espetáculo realizará 2 apresentações no FIGA, nos dias 3 e 4 de setembro, às 20h, no Teatro Moliére, onde fez sua estreia em março de 2017. As canções, que originalmente eram acompanhadas ao vivo pelo multi-instrumentista Elinaldo Nascimento, foram gravadas agora pelo pianista carioca Itamar Assiere, materializando os belos arranjos do diretor musical Jarbas Bitencourt. Tocando piano e acordeom, o músico dialoga com o personagem através das canções de Ary Barroso. Assiere tem uma longa carreira dentro da música brasileira, tendo trabalhado com ícones da MPB, como Chico Buarque, Nana Caymmi, Edu Lobo e Dori Caymmi, dentre outros.

Marcelo ressalta que “Executar as canções nesse novo formato, me exige ainda mais atenção e concentração, ao mesmo tempo que pode me permitir executar tudo com mais precisão. Mas, pra mim, trazer Os Pássaros de Copacabana à cena, em um momento político tão especial como esse que o país atravessa, em que estivemos sob o risco de novo golpe de estado, me parece fundamental e me faz acreditar ainda mais no poder do teatro, de rememorar e de afirmar a importância de vivermos em um país com sólidas bases democráticas”. Com iluminação de Eduardo Tudella, cenário e figurinos de Euro Pires, a equipe conta ainda com a direção de movimento de Bárbara Barbará e a maquiagem de Anna Oliveira. O espetáculo é parte do repertório do Grupo Teatro NU e foi produzido, especialmente, para comemorar os 30 anos de carreira do ator Marcelo Praddo, que completa 40 anos de estrada agora em 2025.

PRÊMIOS E SELEÇÕES

Os Pássaros de Copacabana

Prêmio Braskem de Teatro

Melhor Direção (vencedor): Gil Vicente Tavares | Melhor Texto (indicado): Gil Vicente Tavares | Melhor Ator (vencedor): Marcelo Praddo | Melhor direção de movimento (indicada): Bárbara Barbará

Prêmio Cenym

Melhor monólogo (vencedor) | melhor ator (indicado): Marcelo Praddo | Melhor grupo (indicado) | melhor preparação corporal (indicada): Bárbara Barbará | melhor execução de som (indicados): Jarbas Bittencourt e Elinaldo Nascimento | melhor fotografia de publicidade (indicado): Fabio Abu

8° Festival Latino Americano de Teatro

Semana Nacional do Teatro em Teresina (SeNThe)

Curta Mais Teatro Fortaleza, Cineteatro São Luiz

15° Festival Internacional Goiânia em Cena

O espetáculo foi convidado a reinaugurar a Sala do Coro do Teatro Castro Alves.

SERVIÇO

Teatro – “OS PÁSSAROS DE COPACABANA”

Atuação de Marcelo Praddo e Direção de Gil Vicente Tavares

Dias: 3 e 4 de setembro (quarta e quinta)

Horário: 20 horas

Local: Teatro Molière – Aliança Francesa

Ingressos: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia) – à venda na plataforma Sympla e na bilheteria do teatro
https://www.sympla.com.br/evento/teatro-moliere-figa-2025/3102588

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *