Osba apresenta obra inédita de Paulo Costa Lima
A Orquestra Sinfônica da Bahia (Osba) apresenta nesta quinta-feira, dia 16 de agosto, no Teatro Castro Alves, a peça “Tempuê”, obra inédita na Bahia do compositor baiano de música contemporânea Paulo Costa Lima. A orquestra será regida pelo conhecido maestro Guilherme Mannis, titular da Sinfônica de Sergipe. Integram ainda o repertório as peças “Sendas de um Outro Um”, do suiço-baiano Ernst Widmer, e “Miragem”, do compositor carioca Mario Ferraro.
O concerto será realizado em duas apresentações: às 18h e 20h30. Ingressos a R$ 5 e R$ 10.
“Tempuê” é uma grande homenagem de Paulo Costa Lima, professor do Instituto de Música da UFBA, ao candomblé, utilizando-se da releitura orquestral em transformações contemporâneas de melodias dos caboclos, aliadas a peças populares. “Sendas de um Outro Um” é um balé de 36 minutos escrito em 1977 pelo compositor Ernst Widmer (1927-1990), baseado em um conto da poetisa Alba Liberato. Completando o programa a obra “Miragem” é definida por seu autor, Mario Ferraro, como “uma peça bastante colorida, além de essencialmente expressiva e dramática.”
Sobre o maestro
O maestro Guilherme Mannis é, desde 2006, diretor artístico e regente titular da Orquestra Sinfônica de Sergipe, onde tem dividido o palco com artistas como Maria João Pires, Michel Legrand, Nelson Freire, Jean Louis Steuerman, André Mehmari, Emmanuele Baldini, Rosana Lamosa, Wagner Tiso, Amaral Vieira, Eduardo Monteiro, Ricardo Castro, entre outros.
Como regente convidado, Mannis tem dirigido importantes grupos no Brasil e exterior, entre eles a Sinfônica do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, Amazonas Filarmônica, Sinfônica de Porto Alegre, Sinfônica de Roma, Sinfonia Toronto, World Youth Orchestra, Sinfônica de Rosário (Argentina), Sinfônica do Espírito Santo, Sinfônica da USP, Experimental de Repertório, Sinfônica do Teatro São Pedro, entre outras. Doutorando em música, foi aluno destacado dos maestros Isaac Karabtchevsky e John Neschling. É professor do Departamento de Música da Universidade Federal de Sergipe.
SERVIÇO:
OSBA
Regência: Guilherme Mannis
Local: Teatro Castro Alves
Data: 16 de agosto (domingo).
Horário: às 18h e 20h30