Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Ou age de má-fé ou desconhece a realidade’, diz Marta sobre críticas de Neto à Educação

2 minutos de leituraModo Leitura
Marta_Rodrigues_Vereadora

A vereadora do PT informou que se não fosse o Governo do Estado quase cem mil alunos ficariam sem vagas no Ensino Fundamental, que é de competência do Município

A vereadora Marta Rodrigues (PT) rechaçou, nesta terça-feira (7), as afirmações do prefeito ACM Neto (DEM) de que o governador Rui Costa não investe em educação na capital baiana. “O prefeito ou está agindo de má fé ou realmente desconhece a realidade da educação em Salvador”, disse.

Embora não tenha ocorrido a construção de escolas em Salvador, Marta lembra ao prefeito que o Estado mantém 98.448 mil estudantes do ensino fundamental, que é de competência do Município, conforme prevê o artigo 211 da Constituição Federal. Os dados são da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA).  “Em Salvador, o Estado atende a estes estudantes em 42 unidade de ensino exclusivas de Ensino Fundamental e em outras 159 unidades, onde o ensino é compartilhado ou seja, oferta o Ensino Fundamental e o Ensino Médio”, afirma.

Além disso, ressalta a vereadora, o Estado tem 164 prédios que estão cedidos gratuitamente para a prefeitura para serem unidades escolares do município. “O prefeito precisa deixar de proselitismo e de fazer marketing de si mesmo. O Estado tem ajudado na ausência de oferta pelo município”, disse.

Ainda conforme Marta, antes de atirar pedra, a prefeitura deveria se preocupar com o próprio telhado de vidro. “Ou o prefeito se esqueceu das quase 140 mil crianças fora de creches por falta de vagas?”, questionou. Outro detalhe importante que a vereadora frisou é o fato de que sete unidades escolares exclusivas do Ensino Fundamental, com 3.721 alunos matriculados, funcionam em prédios cujos aluguéis são pagos pelo Governo do Estado da Bahia.  “No lugar de criticar, Neto devia agradecer o apoio de Rui Costa”, acrescentou.

Reforço – O governador Rui Costa anunciou, esta semana, investimentos de 100 R$ milhões para melhorar a estrutura física das escolas públicas, muitas delas em Salvador.  “O governador tem visitado as escolas estaduais de Salvador e dos municípios baianos, conversado com os diretores e professores, procurado saber da realidade das unidades. Este é um gesto de quem realmente preza pela educação”.

 

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *