Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Para além da obrigação: a importância da diversidade nas empresas

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
Kaiaulu

Reconhecer e valorizar as diferenças entre os membros de uma equipe não apenas promove um ambiente mais inclusivo, mas também impulsiona o sucesso e a inovação.

 Segundo uma pesquisa da plataforma Gupy, apenas 1% das vagas de trabalho são afirmativas e dessas, apenas 5% são direcionadas para negros.

A importância da diversidade nas empresas vai muito além de uma simples estratégia de gestão.

Para alcançar a inclusão, é preciso implementar políticas e práticas que transformem a cultura organizacional, em que todos compartilhem dos mesmos processos e ideais.

Lorena Lago, fundadora do clube de canoagem Kaiaulu Va’a destaca a relevância de promover a diversidade independente do formato da organização.

“Trabalhar a diversidade é uma maneira tangível de cumprir esse dever, criando um ambiente em que todos ganham e são beneficiados com uma troca contínua de aprendizado. Esse investimento não apenas enriquece a cultura empresarial, mas também impulsiona o crescimento pessoal e profissional de cada membro da equipe”, conta.

No dia a dia da Kaiaulu Va’a, essa é uma prioridade evidente, o nome, que significa ‘Comunidade da Canoa’, remete a interação que serve como espírito do esporte. A integração social do clube tem como objetivo potencializar o desenvolvimento da autonomia dos indivíduos participantes e gerar socialização. Atualmente, formado com mais de 200 alunos, o clube já atendeu mais de 5 mil pessoas e é composto por diversos projetos que buscam efetivar os direitos humanos tanto para participantes quanto para os colaboradores, estimulando a participação e democratização no esporte.

A constante busca por experiências inclusivas e igualitárias é impulsionada pelo treinamento de capacitação dos monitores, que não são apenas instrutores, mas membros ativos e representativos das comunidades da Ladeira da Preguiça, Gamboa, Solar Unhão e 2 de Julho. O clube foi pioneiro no Brasil a desenvolver o programa de ‘Jovem Aprendiz para o Remo’, ingressando adolescentes em situaçã ;o de vulnerabilidade social e pessoas com deficiência (PcD’s) no mercado de trabalho na condição de aprendizes. Este investimento promove o desenvolvimento profissional e pessoal da equipe, além de fortalecer os laços com as comunidades servidas.

“Vivemos a diversidade no nosso dia a dia, promovendo equidade, inclusão e pertencimento, com respeito a todas as pessoas, proporcionando acessibilidade no esporte para as comunidades subrepresentadas, crianças, jovens e adultos desprotegidos socialmente, pessoas com deficiência visual, baixa visão, deficiência motora, intelectual e idosos. Temos muito orgulho em ser uma referência nacional para o esporte, em especial para a canoa havaiana, como o clube mais diverso e inclusivo do Brasil”ressalta a empresária.

Mais do que uma obrigação, um ambiente de trabalho diverso, que promove acolhimento, aceitação, respeito e melhores oportunidades para todos, abre espaço para o desenvolvimento de habilidades, produtividade e reconhecimento, representatividade e inspiração.

Lorena acrescenta que a diversidade influencia positivamente todos os aspectos da empresa. “Ao adotar e promover a diversidade, as empresas não apenas prosperam internamente, mas também desempenham um papel ativo na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva”, finaliza.

Compartilhar:

Mais lidas