Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Peça Sobretudo Amor encerra temporada com lançamento de vídeo no Teatro Gregório de Mattos

3 minutos de leituraModo Leitura
sobre_tudo_amor

O espetáculo teatral Sobretudo Amor, solo autoral da atriz e dramaturga Mônica Santana, encerra temporada neste final de semana, com apresentações de quinta a sábado, às 19h, até 05 de agosto.

Como parte integrante do projeto, será lançado neste sábado, dia 05, às 16h, o vídeo Cartografando Afetos, com direção da artista ao lado de Priscila Fulô, reunindo o percurso de dez entrevistas com mulheres negras baianas sobre amor, afetividade, memória, resistência e espiritualidade.

O espetáculo une a voz e vivências da autora com as vozes e perspectivas trazidas pelas mulheres entrevistadas, revelando reflexões, intimidade e questionamentos, numa perspectiva que procura aproximar e dialogar com o público, para que ele traga e agregue também suas vivências e experiências, construindo juntos suas cartas, memórias e ritual. Sobretudo Amor evoca também o processo dos encontros da autora com as várias mulheres que entrevistou, onde trocas e partilhas eram realizadas, sempre nas casas e nos ambientes privados. A escrita e concepção do espetáculo promove uma conversa da criadora Mônica Santana com essas vozes, que impregnaram  a obra – ao falar de si, falam da coletividade.

Durante os meses de março e abril deste ano, as criadoras procuraram dez mulheres negras cis e trans de diferentes profissões, gerações, a fim de colher as entrevistas em vídeo, que geraram o conjunto das ações do projeto – que envolve vídeo, teatro e fotografia, além de um bate papo aberto ao público, que foi promovido em abril deste ano. O vídeo tem a duração de 40 min e foi realizado a partir de visitas e escutas das entrevistadas em suas residências, conversando sobre afetividade, subjetividade, amor, família. Das reflexões sobre o íntimo partem discussões sobre questões estruturais e políticas, como racismo, sexismo, opressões e estratégias de resistência. Foram entrevistadas a poetisa e Dra. em Letras Lívia Natália, a psicóloga e ativista Ariane Senna, a atriz Laís Machado, a Ebomi Cici, a relações públicas Jaqueline Almeida, a cantora Matildes Charles, a antrópologa Naira Gomes, a jornalista Lorena Ifé, a ativista e youtuber Samira Soares, as blogueiras Celine Ramos e Jéssica Ipólito.

Além do espetáculo e do vídeo, o projeto também compreende fotografia e artes visuais e deverá até setembro deste ano, espalhar o rosto e as falas das entrevistadas pelas ruas de Salvador, trazendo suas reflexões e provocações em lambe-lambes.

O projeto Cartografando Afetos, Negro Amor, foi contemplado no Edital Setorial de Culturas Identitárias – do Fundo de Cultura do Estado da Bahia – 2016 e conta com o apoio do Centro de Culturas Populares e Identitárias – CCPI.

Serviço

Últma semana do espetáculo Sobretudo Amor

Até 05 de agosto, às 19h, quinta a sábado

Teatro Gregório de Mattos

Ingressos: R$10,00 (inteira) e R$5,00 (meia entrada)

Lançamento do vídeo Cartografando Afetos

Dia 05 de agosto, às 16h

Teatro Gregório de Mattos

Entrada Franca

Ficha Técnica

Espetáculo Sobretudo Amor

Dramaturgia, direção e atuação: Mônica Santana

Direção Musical: André Oliveira

Assistência de Direção: Val Souza

Figurinos e adereços: Cássio Caiazzo

Cenografia: Deilton José

Iluminação: Luiz Guimarães

Maquiagem: Nayara Homem

Cabelos: Dreadlocks Mukunã

Coordenação de Produção e Produção Executiva: Giro Planejamento Cultural

Compartilhar:

Mais lidas