Pedagogia griô é tema de encontros nacional e estadual
Eventos serão realizados on-line simultaneamente, de 18 a 21 de setembro
Já estão abertas as inscrições para o V Encontro Nacional da Pedagogia Griô, que reúne mestras e mestres griôs com profissionais da educação para partilhar saberes e propostas que interagem com a tradição oral, a memória e a identidade cultural. Desta vez, o evento será realizado simultaneamente com o IV Encontro Ação Griô Bahia, com participação de 10 pontos de cultura do estado que celebram as tradições de comunidades rurais, quilombolas e povos indígenas, com destaque para religiões de matriz africana e manifestações culturais como capoeira, mamulengo, circo, viola e reisado. Os encontros serão de 18 a 21 de setembro, em ambiente virtual. Todas as informações estão no site www.pedagogiagrio.com e no perfil @pedagogiagrio,
A iniciativa é da Escola de Formação em Pedagogia Griô e do Ponto de Cultura Grãos de Luz e Griô, com sede em Lençóis (BA), que contam com a parceria com a USP – Universidade de São Paulo, através do Diversitas (Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos). Os eventos também têm parceria da Rede Ação Griô Bahia, Tivi Griô e Casa Moringa. A coordenação é assinada por Lillian Pacheco, criadora da metodologia da pedagogia griô, e pelo co-criador Márcio Caires.
Os eventos estão abertos à participação livre e para quem deseja apresentar trabalhos individuais ou coletivos. A imersão também será o primeiro módulo do Curso de Formação em Pedagogia Griô, que seguirá até junho de 2026, com encontros virtuais para participantes de todo o Brasil. O investimento é de R$ 200, o que já vale como taxa de matrícula para as pessoas que farão o curso de formação completo.
A programação dos encontros, que soma 30 horas de atividades on-line durante os quatro dias, destaca conceitos, metodologias, práticas e projetos regionais e nacionais que utilizam a pedagogia griô. As atividades do programa incluem aulas vivenciais, momentos de louvação, cantoria, jogos de trilha, contação de histórias, oficinas de saberes e fazeres, lançamento de livros, performances artístico-culturais, trabalhos acadêmicos e apresentação de projetos político-culturais e pedagógicos.
Os eventos têm como protagonistas mestras e mestres griôs de todo o Brasil, além de jovens aprendizes de entidades que integram o Pontão de Cultura Ação Griô Bahia, contemplado pelo Edital Cultura Viva para a realização de um curso de formação iniciado em fevereiro. Dessa forma, o V Encontro Nacional da Pedagogia Griô e o IV Encontro Ação Griô Bahia marcam também o encerramento de uma jornada que culmina com a apresentação pública de projetos de pedagogia griô criados coletivamente e já levados à prática em escolas públicas e comunitárias.
Esta ação foi contemplada pelo Edital de Seleção Pública Minc – nº 9, de 31 de agosto de 2023, Cultura Viva – Fomento a Pontões de Cultura – A Política de Base Comunitária Reconstruindo o Brasil.
