Pelourinho diverso: aulão de dança e shows gratuitos movimentaram a programação desta quarta-feira (07); Cheiro de Amor criou atmosfera de celebração
A diversidade cultural tomou conta das ruas e largos do Pelourinho, reunindo diferentes linguagens artísticas e transformando o Centro Histórico em um grande palco. A ação de dança “Vem Dançar Verão” deixou o Largo Tereza Batista ainda mais pulsante e integrou a programação do projeto “Verão na Bahia. Um Estado de Alegria”, realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura da Bahia (SecultBA). A iniciativa atraiu moradores, turistas e artistas, que também acompanharam os shows gratuitos de Gabriel Mercury, Samba da Vizinha e Cheiro de Amor.
A dança tomou conta do Largo Tereza Batista com o projeto “Vem Dançar Verão”, da Fundação Cultural da Bahia (Funceb), que animou o público em um grande aulão aberto. A atividade foi marcada pelo Afrogode, fusão entre dança afro e pagode baiano, sob a condução das professoras Nildinha Fonseca e Luciana Costa. O coordenador de teatro do CFA/Funceb, Thiago Romero, destacou a relevância da integração entre diferentes linguagens artísticas e antecipou ações que integram a programação do verão.
“A gente tá aqui hoje dando abertura aos nossos aulões em mais um projeto de suma importância para fomentar o encontro, o intercâmbio, e entender o quanto a cultura é uma ferramenta potente. A proposta é levar a dança para o espaço aberto, e toda semana teremos professores diferentes. Além disso, a Funceb traz espetáculos adultos e infantis ao longo desse extenso verão”, ressaltou Romero.
E para quem se jogou na dança, a experiência foi completa, como trouxe o ator e dançarino Jean Rocha: “Estou achando incrível essa oportunidade de fazer aula com dois ícones da dança, que são Nildinha e Luciana. É um projeto que permite conhecer outros estilos e também abre portas para quem não é dançarino”, afirmou.
A música tomou conta de outros pontos do Pelô ao longo da noite. No Largo Quincas Berro d’Água, o cantor, compositor e produtor musical Gabriel Mercury apresentou um show que traduz sua pesquisa sonora e poética, transitando entre o pop baiano, MPB, arrocha, jazz e samba-reggae. Integrando a programação do Verão, o artista celebrou a música autoral e a importância da ação para o fortalecimento de artistas em ascensão.
“É muito importante que artistas como eu, que mesclam vários ritmos e estão em ascensão, tenham espaços como estes oferecidos pelo Governo da Bahia. Isso fortalece a cultura e faz com que esses artistas cresçam, atraiam turistas e diferentes públicos para o Pelourinho”, destacou Gabriel Mercury.
E foi nessa atmosfera de diversidade que o Samba da Vizinha levou ao Largo Pedro Archanjo o clima de festa típico do verão, envolvendo o público com um repertório que valoriza o samba e suas diferentes vertentes. Já na Praça das Artes Mestre Neguinho do Samba, o público acompanhou o Ensaio de Verão da banda Cheiro de Amor, que abriu oficialmente a temporada de 2026 em clima de celebração. A vocalista Raquel Tombesi comandou a apresentação e recebeu a banda Pimenta Nativa como convidada.
“Estamos no nosso primeiro ensaio de verão aqui no Pelourinho. É o primeiro de muitos que ainda virão, com Cheiro de Amor divertindo a galera e fazendo o nosso verão”, celebrou a cantora.
CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA DESTA QUINTA-FEIRA (08/01)
Largo Tereza Batista
19h – Diggo de Deus
Gratuito
Largo Quincas Berro D´Água
20h – Orisun
Gratuito
Largo Pedro Archanjo
20h – Edy Vox
Gratuito
Imagens:
Caio Leal
Lucas Santa Bárbara
