Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Pílulas de Verão: cursos de Música do TCA abrem aulas virtuais e gratuitas ao público  

3 - 4 minutos de leituraModo Leitura

Ministradas por músicos da OSBA, as aulas acontecem de 5 a 7 de janeiro sem exigência de conhecimento prévio 

O Teatro Castro Alves (TCA) inicia o calendário de 2026 com mais uma edição das “Pílu las de Verão”, do Curso de Música do TCA. As atividades têm início entre os dias 05 e 07 de janeiro (segunda a quarta-feira), oferecendo uma introdução dinâmica e acessível ao universo da música de concerto. As aulas são virtuais, gratuitas e para participar, basta acessar a sala virtual nos horários indicados, com limite de 100 participantes por turma. Os links de acesso estão disponíveis no site www.ba.gov.br/tca

Ao todo, serão oferecidas três turmas gratuitas: “Falando da Flauta Doce”, das 10h às 11h30, com Uibitu Smetak; “A Linguagem Musical da Orquestra Sinfônica”, das 14h às 15h30, com Alexandre Loureiro; e “Três Compositores Brasileiros do séc. XIX”, das 16h30 às 18h, com Karina Seixas. 

span> 

Os Cursos de Música do TCA, conduzidos por professores da Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), são experiências didáticas voltadas para iniciantes, sem a necessidade de conhecimento prévio. O objetivo é despertar a apreciação musical, demonstrando que a música clássica pode ser acessível, envolvente e prazerosa para todos. 

Confira a programação completa: 

FALANDO DE FLAUTA DOCE 
Com Uibitu Smetak 
Aulas: 5, 6 e 7 de janeiro, das 10h às 11h30 

Serão apresentadas peças para flauta doce de três períodos distintos (uma peça em cada encontro): Idade Média, Renascença e Barroco. Depois das audições, um diálogo sobre o universo da flauta doce objetiva esclarecer dúvidas e curiosidades sobre o instrumento: sua história, tipos de flauta, materiais, digitação germânica e barroca, repertório etc. Quem desejar participar tocando também será bem-vindo e poderá, assim, tirar dúvidas de técnica. Os encontros são independentes, o ouvinte pode participar de todos ou apenas de um ou dois deles. Uibitu Smetak é violinista da OSBA. 
 
A LINGUAGEM MUSICAL DA ORQUESTRA SINFÔNICA 
Com Alexandre Loureiro 
Aulas : 5, 6 e 7 de janeiro, das 14h às 15h30 

Com objetivo de introduzir o público leigo ao universo da música de concerto, o minicurso foca na apreciação de obras criadas para orquestra sinfônica e para as pequenas formações feitas com seus instrumentos (cameratas). São abordadas as características dos instrumentos de uma orquestra, a organização dos naipes, o papel do maestro e o repertório sinfônico. O professor e violinista Alexandre Loureiro, bacharel em Música, possui larga vivência em música orquestral, tendo atuado durante muitos anos na OSBA. 
 
TRÊS COMPOSITORES BRASILEIROS DO SÉCULO XIX  
Com Karina Seixas 
Aulas: 5, 6 e 7 de janeiro, das 16h30 às 18h 

O curso apresenta ao público três compositores brasileiros do século XIX. Leopoldo Miguez, Henrique Oswald e Alberto Nepomuceno fizeram grande parte de suas formações musicais na Europa e suas obras situam-se no estilo romântico. Os três exerceram o cargo de dire tor do antigo Instituto Brasileiro de Música, instituição que muito influenciou o ensino de música no Brasil. A cada dia o público irá conhecer um compositor, sua trajetória de vida e principais obras. 

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *