Ponto de Cultura realiza ocupação artística no Centro de Cultura de Alagoinhas
DO PONTO AO CENTRO promove sarau e exibição de filme dias 20 e 21 de agosto
O Oyá Lade Inan Ponto de Cultura ocupará o foyer do Centro de Cultura de Alagoinhas, entre os meses de agosto e outubro, com o objetivo de divulgar e fortalecer a arte negra produzida pelo povo de axé. Durante dois meses, o projeto DO PONTO AO CENTRO realizará saraus, shows, exibições de filmes, bate-papos, oficinas, exposição e outras atividades artísticas envolvendo artistas filhos e filhas do terreiro, e outros artistas negros e negras da cidade. A ocupação terá início esta semana, na quarta-feira, dia 20 de agosto, com uma edição inédita do Sarau Negras Noites que receberá o ator e cantor Lui, o ator Ofalowo e o músico Osvaldo Bola. Já no dia 21, o Cine Ilê exibirá o filme “Big Chop – Uma Ebó Feminegra”, seguido de um bate-papo com a atriz Fabíola Nansurê. Os eventos terão início às 14h e a entrada é gratuita.
Os artistas Lui, Ofalowo e Fabíola Nansurê são filhos de santo de Mãe Rosa de Oyá, yalorixá do Oyá Lade Inan, e eles abrirão a ocupação que começará com edições do Sarau Negras Noites e do Cine Ilê. Lui é ator, produtor, diretor premiado pelo Prêmio Braskem de Teatro 2021 pela direção da obra PARA-ÍSO, e vem se afirmando também no campo da música, a partir do lançamento do álbum “Eu Sou Amor”. Já Ofalowo é jongueiro e ator, e tem se destacado no elenco de espetáculos musicais baianos como “Torto Arado”, “A Peleja de Santa Dulce dos Pobres”, “NAU” e “Pele Negra, Máscaras Brancas”. Eles estarão no Sarau Negras Noites compartilhando textos, poesias, cenas e relatos de experiências, e terão a companhia do músico alagoinhense Osvaldo Bola com suas canções autorais marcadas pela influência do samba e da MPB.
Já a atriz Fabíola Nansurê será a atração do Cine Ilê com o seu filme “Big Chop – Uma Ebó Feminegra”, uma produção de 2021 que mostra a importância do cabelo e da estética na valorização da autoestima e da identidade da mulher negra. Filmado em Alagoinhas, o vídeo tem direção de Onisajé, edição de Nando Zâmbia, direção musical de Jarbas Bittencourt e participação de Mãe Rosa de Oyá no elenco, além das atrizes Márcia Limma, Denise Corrêa e Ariane Souza. Após a exibição, o público poderá bater um papo com a atriz Fabíola Nansurê sobre o filme e sua trajetória de mais de 20 anos no teatro preto, desde o início de sua carreira no Núcleo Afrobrasileiro de Teatro de Alagoinhas (NATA), até o seu recente voo solo coroado pelo espetáculo “Barro Mulher”, que estreou em março na Sala do Coro do Teatro Castro Alves.
O projeto DO PONTO AO CENTRO foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia, e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura, Governo Federal.
DO PONTO AO CENTRO – O projeto de ocupação do Centro de Cultura de Alagoinhas acontecerá de 20 de agosto a 24 de outubro, e terá duas edições do Cine Ilê, Sarau Negras Noites, Ilê Acústico, além de exposição, bate-papo e oficinas, totalizando 10 ações. As próximas atrações e artistas convidados serão divulgados no Instagram do Oyá Ladê Inan (@oyaladeinan).
Confira aprogramação:
20 agosto – Abertura da Exposição + Sarau Negras Noites
21 agosto – Cine Ilê + Bate-papo
04 setembro – Oficina de Elaboração de Projetos
05 setembro – Cine Ilê + Bate-papo
17 setembro – Oficina de Teatro
18 setembro – Ilê Acústico
02 outubro – Sarau Negras Noites
24 outubro – Ilê Acústico
Oyá Ladê Inan – Reconhecido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) como Ponto de Cultura, o terreiro Ilê Axé Oyá Ladê Inan desenvolve, desde a sua inauguração em 2008, ações de resgate, preservação, celebração e visibilidade da cultura negra afro-brasileira, em Alagoinhas. Através de criações e apresentações teatrais, musicais, de dança, performances e artes integradas, o terreiro tem sido um pólo de construção e realização das artes negras referenciadas no território Litoral Norte e Agreste Baiano.
SERVIÇO
PROJETO DO PONTO AO CENTRO
Sarau Negras Noites com Lui, Ofalowo e Osvaldo Bola
20 de agosto (quarta-feira) – 14h
Cine Ilê com o filme “Big Chop – Uma Ebó Feminegra” de Fabíola Nansurê
21 de agosto (quinta-feira) – 14h
Entrada franca
