Por favor, mais carinho com Salvador! Por Juca Ferreira
“Acho um escândalo que a prefeitura de Salvador mantenha a decisão de realizar uma obra sem considerar os impactos negativos e que, além disso, conta com uma forte rejeição da população, como essa do BRT.
Caberia ao chefe do poder municipal liderar a preservação ambiental da cidade e pensar seu desenvolvimento em base sustentável e que traga reais benefícios para a qualidade de vida dos soteropolitanos. E, claro, estar sempre disponível para o diálogo com os cidadãos e cidadãs, como mandam os princípios democráticos.
Essa obra vai implicar na redução da já pequena presença das árvores na nossa querida Salvador e vai sacrificar dois rios, como se fazia no passado, desde o século XIX. A tendência no mundo inteiro é recuperar os rios urbanos, destampando os que foram tamponandos e cuidando de revitalizá-los. A imagem de uma obra “moderna”, como quer o prefeito, não combina com essas soluções anacrônicas.
A teimosia nesse caso é um capricho tolo e demonstra espírito autoritário por parte do prefeito e essa obra deve ser rejeitada por todos.”
Juca Ferreira foi ministro da Cultura nos governos Lula e Dilma.