Precisamos pensar grande. Por Juca Ferreira
Artigo publicado originalmente no GGN
Erramos em reduzir nosso papel a diminuir um pouco a desigualdade econômica e melhorar um pouco o poder aquisitivo do povo brasileiro
Só superaremos a mentalidade submissa, colonizada, com desenvolvimento cultural e consciência política enraizada no povo brasileiro. Estamos errando em reduzir nosso papel a diminuir um pouco a desigualdade econômica e melhorar um pouco o poder aquisitivo do povo brasileiro. Já é muito, só um alienado negaria a importância de um mínimo de conforto para o povo trabalhador, mas não é definitivo. Inclusive porque, sem compreender o que está acontecendo, sem entender o processo político/social no qual está inserido, os beneficiados do nosso esforço político acreditarão que foi Deus, ou uma entidade outra para quem fez suas orações, ou foi seu esforço pessoal, ou até mesmo pura sorte. Não deve surpreender ninguém se a primeira coisa que farão é mimetizar a classe média na qual pensam que ingressaram.
Precisamos pensar grande e difundir esse espírito de grandeza na sociedade.
Aquela bandeira norte-americana na Avenida Paulista não me sai da cabeça.. aquilo foi um aviso….
Juca Ferreira é um sociólogo e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores. Foi Ministro de Estado da Cultura nos governos Lula e Dilma, secretário de cultura da cidade de São Paulo e vereador de Salvador.
