Prêmios dos 40 anos de axé: Banda Mel se consagra na história do carnaval da Bahia ao ganhar três prêmios de melhor música
São 40 anos do Axé Music e de Banda Mel. A banda, pioneira do samba reggae, tem em sua história uma coleção de hits atemporais entoados não só no Carnaval da Bahia, mas também em festas do Brasil a fora. Prova disso é que ‘Baianidade Nagô’ (Evandro Rodrigues) e ‘Prefixo de Verão’ (Beto Silva) foram premiadas como melhor música da história de quatro décadas do movimento musical baiano.
O troféu Band Folia elegeu ‘Prefixo de Verão’ (Beto Silva) como a melhor música dos 40 anos do Axé Music. A premiação contou com votos de júri técnico e popular, através de uma enquete na internet.
Já o Bahia Folia – do grupo Rede Bahia, que inclui veículos de comunicação como TV Bahia (Globo Bahia) e G1 Bahia – coroou ‘Baianidade Nagô’ como a melhor musica dos 40 anos do Axé Music. A canção também venceu prêmio Correio Folia, na mesma categoria.
No Carnaval 2025, a Banda Mel cumpriu uma série de shows em Salvador e fora da Bahia. Com o sucesso no ano passado, a banda volta se apresentou nos dois principais circuitos da festa, sem cordas, para a pipoca. Na segunda (03/03), o desfile foi no circuito Campo Grande. Na terça (04/03), a dupla de cantores se apresentou para os foliões da Barra/Ondina. Antes disso, na sexta-feira (28/02), o grupo abriu a programação do palco principal da folia momesca no Pelourinho. Sábado (1º/03), a agenda contou um show especial em Orlândia (SP).
Um dos mais tradicionais grupos da música baiana, precursores do samba-reggae, a Banda Mel celebrou, em 2024, 40 anos desde a fundação. Márcia Short, considerada diva do samba-reggae, e Robson Moraes, um ícone do axé, anunciaram o retorno à banda um pouco antes do carnaval do ano passado.
Eles foram vocalistas, nos anos 1990, da segunda, mais duradoura e vitoriosa formação do grupo. É de Márcia, por exemplo, a bonita e potente interpretação de ‘Crença e Fé’ (Beto Jamaica e Ademário). E a voz melodiosa de Robson embala ‘Prefixo de Verão’ e ‘Baianidade Nagô’. As três canções entraram no ranking de músicas mais tocadas no país no segmento de shows, de acordo com dados do Ecad de 2024.
