Debates sobre Preservação do Audiovisual no Mercosul e Circuito Popular de Cinema reunirão pesquisadores, gestores e cineastas da Argentina, Uruguai e Brasil durante as mesas-redondas do XII Panorama Coisa de Cinema, que acontecem no Espaço Itaú de Cinema Glauber Rocha, com acesso gratuito. Integrantes da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine) compõem uma terceira mesa, com o tema “O Cinema Baiano e os 100 Melhores Filmes Brasileiros”.
A diretora do Museu do Cinema Pablo Ducros Hicken (Buenos Aires), Paula Felix-Didier; o produtor Juan Jose Mugni, integrante da Coordenação Latinoamericana de Arquivos de Imagens em Movimento (Claim); a pesquisadora argentina Marcela Cassinelli; e a produtora uruguaia Lorena Pérez debaterão “Preservação do Audiovisual no Mercosul”. A mesa acontece no dia 10, às 15h10, e integra um projeto de pesquisa do Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias Aplicadas da Universidade Federal do Reco?ncavo (Cecult/UFRB) e será mediada pela vice-diretora do Centro, Laura Bezerra.
A necessidade da criação de um circuito que estimule as pessoas a conhecer a diversidade do cinema nacional e mundial, rompendo com o hábito de ver sempre obras semelhantes, está no centro da mesa “Circuito Popular de Cinema” (12/11, às 14h). A discussão contará com o pesquisador Alfredo Manevy, que coordenou a elaboração do Plano Nacional de Cultura (Lei 12343/2010) e da nova legislação de fomento à cultura, o Procultura; o ator e diretor Bertrand Duarte; e o idealizador do Panorama Internacional Coisa de Cinema, Cláudio Marques.
A sequência termina no dia 16, às 14h40, com o debate “O Cinema Baiano e os 100 Melhores Filmes Brasileiros” que parte dos filmes Superoutro (Edgard Navarro) e Meteorango Kid – Herói Intergalático (André Luiz Oliveira) para abordar a presença da produção baiana e de seus artistas na história do cinema brasileiro. Os críticos Adalberto Meireles, Rafael Carvalho e Amanda Aouad integrarão a mesa, que inclui o lançamento do livro “100 Melhores Filmes Brasileiros”, organizado pela Abraccine.
A 12ª edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece de 09 a 16 e novembro, em Salvador e Cachoeira. O festival é uma realização da produtora Coisa de Cinema, com patrocínio da Petrobras e do Governo do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, e apoio da Prefeitura Municipal de Cachoeira.
Programação completa: coisadecinema.com.br/xii-panorama/