Presidenta da Funarte, Maria Marighella estará no 1º Festival Literário de Rio de Contas
Realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc do Ministério da Cultura (MinC), no coração da Chapada da Diamantina, na Bahia, o Festival Literário de Rio de Contas (FLIRCONTAS) está tendo sua edição de estreia. Neste sábado, 29 de novembro, a presidenta da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria Marighella, irá participar de atividades de destaque da programação: o 1º Encontro Tecendo Redes junto ao Fórum Livre Pontos de Cultura, espaços para diálogo, articulação e fortalecimento das redes culturais nos territórios. A partir das 13h, no Club Rio Contense, as atividades serão abertas com o espetáculo de dança “Ibanujé”, de Toni Silva, e encerradas com apresentação de Abassá de Oxalá e cortejo com Pontos de Cultura e manifestações culturais da região.
Aberto no dia 27, o FLIRCONTAS promove mesas de conversa com autores renomados e locais, oficinas artísticas e pedagógicas, apresentações teatrais e musicais, contações de histórias, mostras de audiovisual, lançamentos e distribuição de livros, cortejos com escolas e vivências voltadas ao diálogo com a literatura, o meio ambiente e a diversidade cultural. Com o tema central “Palavra ancestral: vozes e saberes dos povos tradicionais”, a edição propõe uma imersão nos saberes, nas lutas e nas expressões culturais de povos indígenas, quilombolas e comunidades tradicionais do Brasil, tendo como subtemas as mudanças climáticas, a educação antirracista, a cultura e o patrimônio do município. Nomes como Ryane Leão, Jean Wyllys, Ryane Leão, Carlinhos Brown e Olodum marcam presença.
O FLIRCONTAS é uma realização da Associação Resistência Negra e Quilombola, do Ponto de Cultura Oásis (Pontão Tecendo Redes) e da Prefeitura Municipal de Rio de Contas.
