Personalize as preferências de consentimento

Utilizamos cookies para ajudá-lo a navegar com eficiência e executar determinadas funções. Você encontrará informações detalhadas sobre todos os cookies em cada categoria de consentimento abaixo.

Os cookies categorizados como “Necessários” são armazenados no seu navegador, pois são essenciais para ativar as funcionalidades básicas do site.... 

Sempre ativo

Os cookies necessários são necessários para ativar os recursos básicos deste site, como fornecer login seguro ou ajustar suas preferências de consentimento. Estes cookies não armazenam quaisquer dados de identificação pessoal.

Não há cookies para exibir.

Os cookies funcionais ajudam a executar determinadas funcionalidades, como compartilhar o conteúdo do site em plataformas de mídia social, coletar feedback e outros recursos de terceiros.

Não há cookies para exibir.

Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Esses cookies ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

Não há cookies para exibir.

Os cookies de desempenho são usados ​​para compreender e analisar os principais índices de desempenho do site, o que ajuda a oferecer uma melhor experiência de usuário aos visitantes.

Não há cookies para exibir.

Os cookies publicitários são utilizados para fornecer aos visitantes anúncios personalizados com base nas páginas que visitou anteriormente e para analisar a eficácia das campanhas publicitárias.

Não há cookies para exibir.

Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Profissionais do audiovisual de várias partes do mundo se reúnem novamente na 28ªMostra Tiradentes

7 - 9 minutos de leituraModo Leitura

Fi0lmes “work in progress” serão exibidos a produtores, curadores e distribuidores, em meio a outras várias atividades, como rodas de conversa, encontros de negociação, orientação a filmes, roteiros e projetos e interação entre profissionais do meio durante mais uma edição itinerante do programa Brasil CineMundi

Pelo quarto ano consecutivo, a Mostra de Cinema de Tiradentes, entre os dias 24 de janeiro e 1º de fevereiro, recebe a Conexão Brasil CineMundi, edição itinerante do Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting. O programa, realizado anualmente desde 2010 em Belo Horizonte durante a CineBH, consolida-se como um ambiente de mercado e plataforma de rede de contatos e negócios, conectando a produção brasileira à indústria audiovisual e promovendo ações de cooperação, intercâmbio e encontros de negócios na capital mineira. Desde 2022 a Mostra de Tiradentes recebe uma extensão do Brasil CineMundi, ampliando as ações de difusão e internacionalização do cinema brasileiro e das redes de contato e networking dos profissionais da área. Essa ampliação ganha ainda mais força com o retorno da PETROBRAS como patrocinadora master do evento, o que garante novo fôlego para a atuação da Mostra Tiradentes na formação, reflexão, exibição e divulgação do cinema brasileiro no país e no mundo. 

Em Tiradentes a Conexão BCM reúne filmes brasileiros em fase de “work in progress” (WIP) e laboratórios para projetos em desenvolvimento. Em 2025, a curadoria volta a ser composta por Cléber Eduardo, Pedro Butcher e Claire Allouche. O trio selecionou cinco longas-metragens para exibição em sessões fechadas a plateias de convidados internacionais e nacionais que representam vários setores da cadeia de produção e difusão do cinema independente no mundo tudo.

Os filmes escolhidos para o WIP Tiradentes – Conexão Brasil CineMundi em 2025 são: “O Monstro”, de Helena Guerra (SP); “Morte e Vida Madalena”, de Guto Parente (CE); “Não Estamos Sonhando“, de Ulisses Arthur (AL); “Nós a Sós”, de Márcio Picoli e Victor Di Marco (RS); e “A Voz de Deus”, de Miguel Antunes Ramos (SP). É um conjunto de obras de baixo orçamento, autoral e representativo da diversidade regional brasileira.

“Embora os cinco filmes sejam muito distintos, com estilos, tons e personagens pouco aproximados à primeira vista, cada um deles lida, à sua forma, com problemas relacionados à juventude”, destaca Cléber Eduardo. “São quatro ficções e um documentário, em todos com personagens de questões relacionadas às imagens de si e às outras imagens, a seus êxitos, fracassos e dificuldades pessoais e profissionais, a seus próprios corpos e doenças, às suas tarefas estudantis e profissionais com suas precariedades e obstáculos”. 

Os filmes chegam a Tiradentes em estágio de corte final ou próximo disso, buscando oportunidades de inserção em festivais e mercados internacionais. Na mostra, durante a Conexão BCM, os realizadores terão contato direto com programadores de eventos da Europa e América Latina.

Além das sessões WIP, a Conexão Brasil CineMundi oferece os laboratórios Imersão DocBrasil e ProjetoLab, nos quais 13 projetos em desenvolvimento serão orientados em seus aspectos criativos e de produção. As atividades incluem debates, rodas de conversa e networking com profissionais do setor. Entre os convidados estão distribuidores, programadores e curadores, como Daniel Queiroz (Embaúba, Brasil), Julien Rejl (Cannes, França) e Pamela Bienzóbas (Locarno, Suíça). 

A programação destaca também os critérios e prioridades nos festivais internacionais de cinema, em debate com a participação de diretores e programadores de importantes festivais internacionais para discutir os critérios e os caminhos de curadoria nas seleções de filmes e como o cinema brasileiro é percebido no exterior. Integram a mesa: Ansgar Vogt, diretor artístico do Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias (Colômbia); Cyril Neyrat, diretor artístico do FIDMarseille (França); María Campaña Ramia, programadora do International Documentary Film Festival Amsterdam – IDFA (Países Baixos); Pavel Cortes, diretor de Programação do Festival Internacional de Cine en Guadalajara – FICG (México); Raúl Camargo, diretor do Festival Internacional de Cine de Valdivia – FICValdivia (Chile); Roger Koza, programador do Filmfest Hamburgo, da Viennale, do Doc Buenos Aires e FICIC  (Argentina/Áustria/Alemanha); e Walter Tiepelmann, diretor artístico do FIDBA e Coordenador do Málaga WIP (Argentina/Espanha). A mediação é de Cleber Eduardo e Pedro Butcher, curadores do Conexão Brasil CineMundi | Brasil.

CONFIRA AS ATIVIDADES DA CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI

DEBATES

Discussões e trocas de ideias sobre temas relevantes no universo cinematográfico.

LABORATÓRIO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE LONGAS | PROJETOLAB

Laboratório de projetos de longas-metragens de ficção, direcionado a realizadores, roteiristas, diretores e produtores, com encontros coletivos e individuais para aprimoramento das propostas de filmes. Instrutoras: Joana Oliveira e Júlia Nogueira | Brasil

LABORATÓRIO DE PROJETOS DE DOCUMENTÁRIO | IMERSÃO DOCBRASIL 

Encontro entre proponentes de documentários para análise e discussão de suas propostas de longa-metragem, endereçado exclusivamente para diretoras e diretores maiores de 18 anos e com até no máximo três longas-metragens finalizados até novembro de 2024. Instrutor: Cleber Eduardo | Brasil

WIP – CORTE FINAL

Cinco longas brasileiros exibidos em sessões fechadas para programadores internacionais e players brasileiros no período de 27 a 30 de janeiro, no Cine-Tenda.

MOSTRAS AURORA, FOCO E OLHOS LIVRES

Convidados e players participam de sessões dos filmes que integram as três principais mostras competitivas do festival, no período de 26 a 31 de janeiro, no Cine-Tenda.

ENCONTROS INDIVIDUAIS

Conversas entre os convidados e representantes dos filmes.

AGENDA DE RELACIONAMENTO

Almoço especial para os convidados, representantes dos filmes e curadores para ações de networking, 31 de janeiro, sexta, no Senac Tiradentes.

CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO

Anúncio dos filmes WIP vencedores, no dia 1º de fevereiro, no Cine-Tenda, na solenidade de encerramento do evento. Os prêmios são oferecidos em serviço pelos parceiros do evento: Cinecolor, O2 Pós e Retrato Filmes; e uma vaga para participar da próxima edição do Málaga WIP, na Espanha.

LISTA DE CONVIDADOS PARA A 4a CONEXÃO BRASIL CINEMUNDI

Alexandre Nicolau – gerente, produtor, FiGa | Brasil

Ansgar Vogt – diretor artístico, Festival Internacional de Cine de Cartagena de Indias | Colômbia

Cintia Gil – programadora | Portugal

Cyril Neyrat – diretor artístico, FIDMarseille | França

Daniel Pech – distribuidor, Retrato Filmes | Brasil

Daniel Queiroz – distribuidor, Embaúba Filmes | Brasil

Eduardo Valente – curador, Berlinale/Olhar de Cinema | Alemanha, Brasil

Felipe Lopes – distribuidor, Retrato Filmes | Brasil

Ibirá Machado – distribuidor, Descoloniza Filmes | Brasil

Júnia Matsuura – produtora e distribuidora, We Are Here | Alemanha

Letícia Santinon – distribuidora, Cajuína Audiovisual | Brasil

María Campaña Ramia – programadora, International Documentary Film Festival Amsterdam – IDFA | Países Baixos

Pavel Cortes – diretor de programação, Festival Internacional de Cine en Guadalajara (FICG) | México

Raúl Camargo – diretor, Festival Internacional de Cine de Valdivia – FICValdivia | Chile

Roger Koza – programador, Filmfest Hamburgo, Viennale, Doc Buenos Aires, Ficic | Argentina, Áustria, Alemanha

Ronaldo Bettini – diretor de novos negócios e produtor, A2 Filmes | Brasil

Talita Arruda – distribuidora, Fistaile | Brasil

Walter Tiepeltmann – diretor artístico, Fidba / coordenador, Málaga WIP | Argentina, Espanha

28ª MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES CELEBRA RETORNO DA PETROBRAS COMO PATROCINADORA MASTER 

A Mostra de Cinema de Tiradentes tem o orgulho de anunciar o retorno da Petrobras como patrocinadora master em sua 28ª edição, que acontece de 24 janeiro a 1º de fevereiro de 2025. Após 10 anos desde a última parceria, em 2015, a retomada do apoio reafirma o compromisso da Petrobras com a valorização da cultura brasileira e com o fortalecimento do cinema nacional. Reconhecida por fomentar a cultura brasileira ao longo de décadas, a Petrobras une-se novamente à Mostra em uma programação especial, repleta de encontros, estreias e debates que consolidam a Mostra Tiradentes como principal vitrine do cinema brasileiro contemporâneo.

SOBRE A MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES

PLATAFORMA DE LANÇAMENTO DO CINEMA BRASILEIRO

Maior evento do cinema brasileiro contemporâneo em formação, reflexão, exibição e difusão realizado no país e chega a sua 28ª edição de 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025, em formato online e presencial. Apresenta, exibe e debate, em edições anuais, o que há de mais inovador e promissor na produção audiovisual brasileira, em pré-estreias mundiais e nacionais – uma trajetória rica e abrangente que ocupa lugar de destaque no centro da história do audiovisual e no circuito de festivais realizados no Brasil.

O evento exibe mais de filmes brasileiros em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, presta homenagem a personalidades do audiovisual, promove seminário, debates, a série Encontro com os filmes, oficinas, Mostrinha de Cinema, Fórum de Tiradentes, Conexão Brasil CineMundi e atrações artísticas. Toda a programação é gratuita. Mais informações www.mostratiradentes.com.br

Roda de Conversa - Chico Díaz- As muitas Faces de um ator singular

***

Acompanhe o programa Cinema Sem Fronteiras 2025. 

Participe da Campanha #EufaçoaMostra

Na Web:  mostratiradentes.com.br

No Instagram@universoproducao    No YoutubeUniverso Produção

No X (Antigo Twitter)@universoprod    No Facebookmostratiradentes / universoproducao 

No LinkedInuniverso-produção

SERVIÇO

28a MOSTRA DE CINEMA DE TIRADENTES | 24 de janeiro a 1º de fevereiro de 2025 | PROGRAMAÇÃO GRATUITA

LEI FEDERAL DE INCENTIVO À CULTURA

Patrocínio Máster: PETROBRAS

Patrocínio: CBMM, INSTITUTO CULTURAL VALE, ITAÚ, EMBRATUR, BB ASSET, CSN, CAIXA, EMGEA, SEBRAE, COPASA | GOVERNO DE MINAS GERAIS

Parceria Cultural e Educacional: SPCINE, SISTEMA FECOMÉRCIO MG, SESC E SENAC, INSTITUTO UNIVERSO CULTURAL, CASA DA MOSTRA

Apoio: PREFEITURA DE TIRADENTES, CONECTA, CANAL BRASIL, CINECOLOR, DOT, EMBAIXADA DA FRANÇA, FESTIVAL SCOPE, MAFF, MISTIKA, NAYMOVIE, O2 PÓS, RETRATO FILMES, THE END.

Idealização e realização: UNIVERSO PRODUÇÃO

MINISTÉRIO DA CULTURA – GOVERNO FEDERAL| UNIÃO E RECONSTRUÇÃO

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *