Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Programação cultural marca o Dia Mundial do Meio Ambiente em Barra de Pojuca

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura
ARVORAR_ao_Meio_Ambiente_-_foto_Raul_Spinass_01_-_menor

O Dia Mundial do Meio Ambiente-5 de junho foi celebrado nessa quinta-feira (5) pela Fundação Eco Educativa Fred Dantas, em Tiririca, Barra de Pojuca , município de Camaçari, Litoral Norte da Bahia.  A programação incluiu uma missa ambiental celebrada pelo Padre Euclides Moreira, na Capela Santo Antonio, apresentação da Filarmônica Ambiental e Coral Música das Nascentes, regidos pelo Maestro Fred Dantas, além de Reisado e Samba do Guará apresentados pelos alunos da Escola Municipal Ambiental Várzea de Santo Antonio. A confraternização festejou os 29 anos da Escola Ambiental, quando foi servida uma feijoada para a comunidade escolar, ao som do Forró Fuzaka, banda convidada. 

A gestora da escola, Ana Rita Ribeiro elogiou o trabalho da equipe técnica e do Maestro Fred Dantas para o desenvolvimento educacional e artístico  dos alunos , e na  preservação do patrimônio cultural e ambiental.”Através das músicas , conhecemos histórias da cultura da região e conscientizamos toda a comunidade para a proteção da natureza, das nascentes de água e dos animais”. A escola, criada em 1996, oferece Educação Infantil Grupo 4 até o quinto ano e realiza atividades de Educação Ambiental na extensa área cercada de árvores frutíferas e rios . 

Liriana Oliveira, coordenadora da fundação, agradeceu aos alunos e o apoio da comunidade que mantém o funcionamento da filarmônica e do coral. Ela iniciou nas atividades musicais na fundação aos 4 anos , 

atualmente cursa Pedagogia e se prepara para assumir futuramente o trabalho educativo da instituição. 

Participaram do evento o Secretário Municipal de Educação Márcio Neves, a assessora da Secretaria Municipal de Cultura Ellen Borges, a gestora do Centro Cultural de Barra de Pojuca Rosany Oliveira, professores e familiares dos alunos. 

*Preservação ambiental*

O gestor das Áreas de Proteção Ambiental (APA) Lagoas de Guarajuba e Rio Capivara, em Camaçari, Luis Correa, prestigiou a festa e anunciou a intenção de desenvolver projetos em parceria com a escola.

A Fundação Eco Educativa Fred Dantas compõe o Conselho Gestor da APA Lagoas de Guarajuba biênio 2024-2026 e protege uma área de restinga e de Mata Atlântica, além de nascentes de rios. Compõe o território da Escola Ambiental um trecho de margem do Rio Pojuca, que divide os limites com a Reserva Sapiranga, criando um importante corredor biológico. Neste trecho estão sendo preservadas nascentes sob a responsabilidade da Escola Ambiental e uma área de brejo onde deságua o Riacho Piarussú. Estas três nascentes de águas límpidas estão sendo preservadas : a Lagoa Grande (um conjunto de pequenas lagoas até chegar ao Rio Pojuca), a Nascente Água de Deus e a nascente Água da Vovó onde os moradores da vizinhança se servem de água potável, que preserva uma espécie de pequeno siri negro.

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *