Projeto da escritora Ingrid Dragone destina cerca de 1.200 livros às 32 escolas públicas de Itaberaba
A campanha de doação de livros promovida pela escritora Ingrid Dragone resultou na arrecadação de 1.060 exemplares. O acervo literário foi entregue à Secretaria de Educação de Itaberaba, que irá distribuir o material às bibliotecas das 32 escolas municipais da rede pública do município. Os pontos de coleta de livros foram instalados em quatro escolas particulares da cidade (Maria Bernarda, Criativa, Intelectus e Base Jr.). Além dos livros arrecadados, o projeto destinou às instituições públicas de ensino 100 exemplares da obra “Dinão”, sétimo livro infantil publicado por Ingrid. A campanha de doação integra o projeto “Infância leitora”, idealizado pela autora e aprovado pela lei federal Aldir Blanc.
Em agosto, o projeto da escritora beneficiou diretamente, por meio de atividades presenciais, cerca de 1.500 crianças. Foram contempladas as quatro escolas públicas do município com o maior número de estudantes do 1º ao 5º ano. Nas instituições, a escritora fez contações de história e realizou trabalhos pós-leitura, abrindo espaço para que os alunos esclarecessem dúvidas sobre o processo de criação de livros e o trabalho do escritor.
“Fui professora de redação e creio na potência de ações no âmbito escolar que oferecem estímulos diferentes à formação de mais e melhores leitores. O hábito de ler é uma construção e torna as pessoas mais preparadas para desafios pessoais e profissionais”, enfatiza Ingrid, que também é bacharel em Letras, jornalista pós-graduada em comunicação mercadológica e palestrante.
O projeto “Infância leitora” foi contemplado no edital público “Cleverson Pimentel” (n° 02/2025), através do Governo Federal, com o apoio e execução da Secretaria de Cultura, Turismo e Economia Criativa de Itaberaba, para fomento a ações culturais, de acordo com a Lei Aldir Blanc – PNAB (lei nº 14.399/2022).
Para saber mais, acesse o perfil no Instagram: @ingriddragone.
