Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Projeto de música africana encerra temporada com oficinas gratuitas

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

Casa da Música e CEAO recebem aulas de mbira, instrumento típico da África Austral

Depois de percorrer cinco municípios baianos, o projeto Vivências em Músicas de Mbira está de volta a Salvador para encerrar sua programação em grande estilo. O músico e etnomusicólogo baiano Thon Nascimêmtos ministra as duas últimas oficinas da temporada neste mês de agosto, na Casa da Música (de 22 a 24) e no Ceao – Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (de 27 a 29). A atividade é aberta a qualquer pessoa com idade a partir de 16 anos, mesmo que não possua experiência musical. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas por meio do perfil @mbira.brasil.

mbira (pronuncia-se “imbira”), primeiro instrumento da família dos lamelofones criado na África, é um símbolo da tradição do povo shona, que vive no Zimbábue, Zâmbia e Moçambique e tem esse artefato como um meio de comunicação com o plano espiritual. O projeto propõe uma imersão nessa cultura ancestral durante uma vivência de três dias, que culmina com uma apresentação aberta ao público e o sorteio de duas mbiras do tipo nyunganyunga, fabricada de forma artesanal em Maputo, capital moçambicana, especialmente para o projeto. 

As oficinas marcam o encerramento da segunda temporada do Vivências em Músicas de Mbira, realizado pela primeira vez em Salvador um ano atrás. Desta vez contemplado pela PNAB-BA (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura) 2025, o projeto ganhou uma estrutura mais robusta e se tornou itinerante, passando por Santo Amaro (Bembé do Mercado), Porto Seguro (Universidade Federal do Sul da Bahia), Cachoeira (Fundação Hansen Bahia), Alagoinhas (Centro de Cultura) e Feira de Santana (Centro Universitário de Cultura e Arte da Uefs). Na capital baiana, além da Casa da Música e Ceao, o projeto foi recebido na Casa do Benin e Escola de Música da Ufba.

O músico baiano Thon Nascimêmtos idealizou o projeto Vivências em Músicas de Mbira depois de conhecer o potencial do instrumento em vivências no continente africano e durante sua pesquisa de doutorado em Música, Cultura e Sociedade, na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas). A ancestralidade africana também foi sua inspiração em dois cursos de mestrado: Etnomusicologia, pela Ufba (Universidade Federal da Bahia) e Ensino em Relações Étnico-Raciais pela UFSB (Universidade Estadual do Sul da Bahia). Atualmente, Nascimêmtos também integra o corpo docente da UFT (Universidade Federal do Tocantins), onde atua no curso de Educação do Campo.

SERVIÇO – Projeto Vivências em Músicas de Mbira

Casa da Música (Itapuã) – 22 a 24 de agosto (sexta e sábado, das 14h às 17h; domingo, às 15h30)

Ceao – Centro de Estudos Afro-Orientais da Ufba (Dois de Julho) – 27 a 29 de agosto (quarta e quinta, das 14h às 17h; sexta, às 15h30).

Acesso: Gratuito
Programação completa e inscrições @mbira.brasil

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *