Promovido pela Academia de Letras da Bahia, Curso Castro Alves abre inscrições em 10 de julho
Serão abertas no dia 10 de julho as inscrições para o ‘Curso Castro Alves 2024 – XVII Colóquio de Literatura Baiana – Temas, autores e obras da literatura baiana’.
O evento é promovido pela Academia de Letras da Bahia (ALB), em parceria com o Grupo de Estudos Literários Contemporâneos (GELC) do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Universidade Estadual de Feira de Santana (PROGEL/UEFS) e apoio do Grupo de Crítica Literária e Identidade Cultural da Universidade do Estado da Bahia (CLIC/UNEB).
Os interessados poderão assistir às sessões e/ou apresentar seus trabalhos sobre temas, autores e obras da literatura baiana. Graduandos de Iniciação Científica ou com assinatura de professor orientador também podem apresentar projetos. Aceitam-se trabalhos em coautoria.
Parte das sessões será presencial, ocorrendo de 16 a 18 de outubro, na sede da ALB (Av. Joana Angélica, 198, Nazaré), das 14h30 às 17h30. Também haverá sessões on-line, das 19h às 20h30, através do YouTube da Academia.
As inscrições para ouvintes ocorrem gratuitamente, com a presença em cada atividade. Já as inscrições para apresentar trabalho seguem até 30 de agosto ou enquanto houver vaga. O interessado em apresentar trabalhos deve solicitar a ficha de inscrição pelo e-mail cursocastroalves@gmail.com. A taxa, nessa categoria, é de R$150. Os projetos apresentados serão reunidos em um livro a ser publicado em 2025.
Haverá entrega de certificado para todos os participantes (presenciais e virtuais).
O Curso Castro Alves é coordenado pelo professor, escritor e membro da Academia de Letras da Bahia, Aleilton Fonseca. “Sob a imagem radiante do grande poeta baiano Castro Alves, este Colóquio acolhe os leitores e estudiosos de nossa literatura, desde estudantes até professores, para que possam apresentar pesquisas, estudos e ensaios críticos a respeito dos livros e dos autores baianos de todos os tempos, abordando suas questões e sua importância”, explica ele.
A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.