Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Qualé? Bolsonaro matou pouco? Por Malu Aires

4 - 5 minutos de leituraModo Leitura
Malu_Aires

Foi bonito ver o mundo em desespero, cremando milhares de corpos por dia, ver o Brasil enterrando pessoas em valas coletivas, enquanto Bolsonaro passeava de motoca,

incentivando o povo brasileiro a espalhar o vírus e tomar cloroquina?

Sério que foi pouco?

Ele negando oxigênio a Manaus e imitando gente com falta de oxigênio? Foi bonito pra você?

É isso que você valoriza num político?

Seu “senso de humor” macabro?

Verdade mesmo que pra você, política não muda tua vida?

A inflação dos alimentos, a alta dos combustíveis?

Tá bonito de ver gente nas portas das padarias, supermercados, restaurantes, pedindo teus restos de comida?

É esse país que te orgulha? Verdade mesmo que quem não trabalha não come?

E como come o trabalhador que ganha menos que a inflação?

Come osso, né? 

 Como come o trabalhador que foi demitido, porque a empresa em que ele trabalhava resolveu fugir do Brasil?

Come pelanca, né? 

 E como come a mãe que não tem onde deixar os filhos pra sair pra trabalhar?

Não come, né? 

 Jura que pra você tanto faz, passar mais 4 anos debaixo dessa ditadura de milícia? Jura?

Você dorme mesmo tranquilo, cercado de pistoleiros que atiram, degolam e esquartejam em defesa do lucro?

Convive bem rodeado de assassinos incentivados a cometerem as maiores atrocidades, afinal, assassino bom é aquele que Bolsonaro protege?

E você, mulher? Você acha que você merece ser estuprada porque é bonita ou que precisa ser estuprada porque é feia?

Ah, sim… Foi “só uma brincadeira”… A violência contra a mulher, nos últimos 4 anos, é só coincidência. Nada a ver com o presidente da República dizendo que não te empregaria, dizendo que tua vida vale menos, que o mundo cheio de mulher é um mundo fraquejado e que seria um favor, ele, o imbroxável, te estuprar…

Nada a ver, né?  

 Pensar não mata, né?

Influenciar o pensamento das pessoas, não causa danos, né?

Propagar que ninguém gosta de gays e que eles devem ser espancados, que negros não são seres humanos, que indígenas são pragas, que mulheres nem são gente, que idosos devem morrer, é só uma questão de opinião, pra você? “Opinião” esta que “deve ser respeitada”?

Jura mesmo que é esta a tua noção de respeito? Teu estômago não revira quando você ouve o que o eleitorado desse vagabundo pensa? Nunca passou pela tua cabeça que assim também aconteceu na Alemanha, apesar da literatura, da filosofia, da música e da cultura?

Nem com a História provando o estrago, você não admite que discursos de ódio matam?

Sei… não estamos em 1930. Hoje, mais gente sabe ler e escrever. Com a internet, todo mundo pode fazer sua própria propaganda de ódio e espalhar pelo mundo. Tá bom pra você?

Tanto faz, pra você, se teu país alimenta os famintos ou se debocha do seu povo. Você pensa que é intocável. Que nada de mal te acontecerá. Nenhuma bala perdida de CAC te alcançará na vida. Jamais precisará de um hospital, de um tratamento contra o câncer, ou de uma dose de vacina pras próximas pandemias que se anunciam.

É, parece que você é abençoado por Deus. Mais abençoado que o Brasil, inclusive. Qualquer coisa, você compra um revólver, monta sua trincheira atrás do sofá da sala, espera o mundo explodir e resiste até a última bala. 

 É, você já fez a tua parte. Já cresceu num país que te garantia vacinas, pôde terminar teus estudos num país que garantia empregos pra você e tua família, já tirou seu diploma num país que valorizava o ensino, já arranjou um emprego, já comprou tua casa… não comprou 107 casas, mas 1 você tem de garantia, até que o banco dê por quitada a tua dívida (se a inflação, a SELIC, novas regras econômicas, ou os juros não comerem teus sonhos).

Política é tudo igual, seja aquela que mata o povo rindo ou aquela que alimenta quem tem fome, afinal, a política que te governa é a que você escolhe.

Quem cala escolhe. Quem se omite escolhe. Quem olha o cenário de devastação deixado e acha que mais 4 anos disso sobrará algum caco, sabe o erro que está repetindo, sendo omisso.

Eu sei… dane-se o mundo. Teu orgulho vale tudo. Você é quem governa a tua vida, não é mesmo?

Ser desconectado da realidade que te cerca faz você se sentir superior. Deixa eu te contar uma coisa: você não vale nada num governo que permite que o mercado te ofereça osso, gasolina adulterada, vacina vencida, farelo de arroz, feijão carunchado, picanha inchada de água. Nada.

Na vida que você mesmo governa, onde a comida tá na geladeira, o transporte na garagem, a educação você dispensa só pra quem tem padrão de vida melhor que o teu, nem teus cachorros seriam tratados como Bolsonaro te trata.

Você pode ter dinheiro pra tua tosa e banho, ração premium… Mas pra este governo, você é só um cachorro. Mesmo não latindo pra não incomodar os vizinhos, talvez nem você se dê conta do quanto teu rabo balança.Política é o retrato social que você altera ou tolera. 

 A tá, senhor da própria vida e do próprio tempo… Pra um cachorro que só merece osso e quirela, ser manso não é escolha.

Malu é cantora e compositora

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *