“Raízes do Boqueirão” é atração musical durante a 8ª edição do Novembro das Artes Negras, em Salvador
Formado por sambadeiras e músicos, o grupo de samba de roda “Raízes do Boqueirão: filhos e filhas de São Francisco” promete uma apresentação vibrante, com ginga no pé e expressões características do Recôncavo da Bahia. O show acontecerá durante o festival Novembro das Artes Negras, nesta próxima quarta, 19 de novembro, às 18h30, no Colégio Estadual Renan Baleeiro, bairro Águas Claras.
O coordenador musical Crispim dos Santos pontua que “cada canção produzida reflete sobre o cotidiano, as tradições e os desafios enfrentados dentro e fora do território de quilombo”. Para ele, “Raízes do Boqueirão” é um grupo de samba de roda que potencializa a identidade quilombola, a resistência, a união e reflexões sobre o meio ambiente.
Fundado em 2014 e com registro na Casa do Samba de Santo Amaro, “Raízes do Boqueirão” é composto por 14 pessoas que paralelo ao trabalho musical exercem atividades como pescadores/as, marisqueiras e nas áreas de apicultura, agricultura familiar, extrativismo e produção de artesanatos. O local familiar e de trabalho dessas/es artistas é um território quilombola chamado de São Francisco do Paraguaçu, que fica localizado às margens do lagamar do Iguape, onde o Rio Paraguaçu se encontra com a Baía de Todos os Santos.
A cultura afro-brasileira é um tesouro que precisa ser preservado e celebrado, tal como o grupo “Raízes do Boqueirão” ao representar um farol potente de resistência. Pois, esses músicos, poetas, poetisas e sambadeiras quilombolas compartilham vivências atuais e tradições com sustentabilidade ambiental. Dentro do quilombo, o grupo realiza ações em prol da organização coletiva e de melhorias para o território, valorização e preservação desta e outras manifestações culturais, sociais, artísticas e identitárias.
Campanha de financiamento coletivo para produção de videoclipe
No dia da apresentação em Salvador, o grupo lançará uma campanha de financiamento coletivo para produção de um videoclipe. Essa ação contribuirá para divulgar e ampliar o trabalho desses músicos e sambadeiras quilombolas. O período da campanha de financiamento coletivo será do dia 19/11/2025 ao dia 18/01/2026.
Para apoiar, basta clique neste link:
https://benfeitoria.com/projeto/videoclipe-raizes-do-boqueirao-grupo-de-samba-de-roda-22z9
Apoio financeiro
A apresentação do “Raízes do Boqueirão” durante a oitava edição do Novembro das Artes Negras conta com apoio financeiro da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), unidade vinculada à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult/BA).
Serviço:
Apresentação do samba de roda “Raízes do Boqueirão” durante Novembro das Artes Negras
Quanto: Gratuito
Data: 19/11/2025 (terça-feira), às 18h30
Local: Colégio Estadual Renan Baleeiro – Rua Condor, bairro Águas Claras, Salvador.
Ficha Técnica:
Músicos: Antônio Santana (Mará), Agnaldo de Jesus (Tica), Dernevaldo dos Santos (Sumido), Erlan Costa (Chico), Estevam Amadeus Souza, Florisvaldo Barbosa (Tinho), Francisco da Cruz (Reco), Josevaldo Conceição (Borró), José Antônio Conceição (Binho), Leividiones de Souza (Leivinho), Roberto Carlos Conceição (Baleza) e Wesley Conceição.
Sambadeiras: Adelaide Barbosa (Cida), Floricélia Passos (Ananda) e Maria Denira Carvalho (Denira).
Coordenação Musical: Crispim dos Santos/Florisvaldo Barbosa (Tinho).
Produção Executiva: Crispim dos Santos/ Vilma Neres
