Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Rebeca Tárique estreia projeto “Vento Forte”, uma iniciativa artístico-cultural em homenagem a orixá feminina Oyá

3 - 5 minutos de leituraModo Leitura
Rebeca18_Crdito_Joali

A cantora e compositora Rebeca Tárique estreia nesta quarta-feira (30), o projeto artístico-cultural Vento Forte, em reverência a uma das orixás mais cultuadas no Brasil, a rainha dos raios, Iansã (Oyá). O evento, contemplado pelo Prêmio Riachão da Fundação Gregório de Matos (FGM), através da Lei Aldir Blanc, atravessa os meses de março e abril e será composto por rodas de conversas e show temático.

Tudo acontece de modo on-line e as transmissões serão pelo Instagram (@rebecatarique) e pelo YouTube. Confira o calendário.

Além de cantora, Tárique é também sacerdotisa de Oyá e dedica seus conhecimentos sobre as artes e a ancestralidade africana para promover debates que visam valorizar o legado dos afrodescendentes por meio da musicalidade e  ressaltar a importância da mulher negra na construção das religiões de matriz africana no Brasil. “É uma satisfação muito grande realizar o projeto Vento Forte para poder contextualizar todo o sagrado feminino e trazer toda a essência da qual eu fui formada”, explica Rebeca.

Vento Forte se inicia com uma sequência de rodas de conversa em seu Instagram. A primeira será nesta quarta-feira (30), às 20h, e traz como discussão o tema Oyá em Movimento e convida um dos sacerdotes de Oyá mais consagrados do Brasil,  Pai Flávio Monteiro. Na outra quarta-feira (06/04), também às 20h,Tárique convida o público para acompanhar o bate-papo Oyá Única e Diversa junto com a cineasta Tenille Bezerra e a chef Paula Bandeira, pesquisadora e influenciadora da cozinha africana na Bahia.

Na terça-feira, dia 14/04, às 20h, o debate será sobre o tema Oyá e a Arte, com a presença da coordenadora do Projeto Coro Oyá Igbalé: Música Sacra de Matriz Africana, Julice Oliveira; a pesquisadora e produtora cultural, Brenda Santos, e o educador e gestor sociocultural, Antonini Afonso. “O objetivo é trazer mais informações mais profundas sobre Ela, com filhos e filhas de Oyá que são profissionais de sucesso e que trazem a essência de Oyá para os seus trabalhos”, destaca a cantora .

Oyá, também conhecida como Iansã nos cultos afrobrasileiros, e identificada  no sincretismo católico como Santa Bárbara, é nacionalmente reverenciada no dia 4 de dezembro, festa extremamente popular, principalmente entre os soteropolitanos. Rebeca traça uma trajetória em homenagem às Iabás (orixás femininas), como Iemanjá e Oxum, contempladas pela cantora no Projeto Obinrin, em 2021.

Vento Forte – Live Show

Para encerrar o projeto em homenagem a Oyá com muita musicalidade e ancestralidade, além das discussões, acontece também a Live Show Vento Forte, marcada para o dia 20 de abril, às 20h, no canal do YouTube da cantora. Toda a produção e o repertório do espetáculo será de celebração, com músicas autorais e interpretações de cantigas importantes para a cultura afro-brasileira.

“A ideia é perpassar toda essa essência e dizer como Oyá é presente em nossa vida sem que a gente tenha dimensão”, adianta a artista, que também busca abordar o sagrado feminino e a transmutação. A sacerdotisa ainda afirma que busca ser “instrumento da história” da Orixá e indaga: “Para mim, sou corpo e morada de Oyá, sendo uma célula dela aqui na Terra, como não homenageá-la?”.

Sobre

Rebeca Tárique é cantora, compositora, produtora cultural, formada em História e mãe solo. Em sua trajetória como artista defende pautas sociais voltadas ao contexto afro-diaspórico e feminino.

Além disso, Rebeca também é embaixadora do projeto Women’s Música Event Brasil (WME), uma das maiores plataformas de música, negócios e tecnologia focada no protagonismo feminino; e do projeto Favela, um hub de educação e aprendizagem empreendedora, com objetivo promover a diversidade e o desenvolvimento social, econômico e ambiente por meio do empoderamento de grupos e territórios vulnerabilizados.

Ficha Técnica

Realização: Vento Forte Produções Rebeca Tárique;

Projeto Contemplado pelo Prêmio Riachão – Fundação Gregório de Matos (FGM);

Artista: Rebeca Tárique;

Direção Artística/Musical: Rebeca Tárique;

Produção Executiva: Iracema Oliveira;

Assessoria de Comunicação e Mídias sociais: Carambolas Comunicação;

Assessoria Jurídica: Alanna Rodrigues;

Fotografia: Joali;

Vídeo: Marcus Sampaio;

Figurino: Rebeca Tárique/ Ide/ Debora;

Cantora: Rebeca Tárique;

Violão e Guitarra: Ruan de Souza;

Baixo: Felipe Ferreira;

Teclado: Luã Almeida;

Percussão: Lucas de Gal e Marcelo Tribal;

Técnico de Iluminação: Caio Cesar;

Técnico de Som: Caio Carijó;

Roadie: Saulo Maia;

Vídeo/fotografia: Marcus Sampaio;

Serviço –

Projeto Vento Forte

Rodas de Conversa

Quando: 30/03, 06/04 e 14/04, às 20h;

Onde: Perfil do Instagram de Rebeca Tárique (@rebecatarique);

Live Show Vento Forte

Quando: 20/04, às 20h;

Onde: Canal oficial de Rebeca Tárique no Youtube:

https://www.youtube.com/c/rebecatarique/null

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *