Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Recital do Quinteto de Sopros da UFBA retoma temporada 2025 da Série Lunar

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

Apresentação acontece nesta quarta-feira (22) e conta com as participações especiais do percussionista Jorge Sacramento e narração de Teca Gondim

A Associação Bahiana de Imprensa (ABI) vai receber mais uma noite inesquecível da Série Lunar, projeto que une música, cultura e memória no Centro Histórico de Salvador. No dia 22 de outubro (quarta-feira), às 19h, o Quinteto de Sopros da Universidade Federal da Bahia (UFBA) volta ao Auditório Samuel Celestino para encantar o público com um concerto gratuito. O grupo terá a participação do percussionista Jorge Sacramento e narração da professora e vice-diretora da Escola de Música da UFBA (Emus), Teca Gondim.

Fruto da parceria entre a ABI e a Emus/UFBA, a Série Lunar proporciona desde 2019 concertos com professores, servidores do corpo técnico-administrativo e alunos vinculados à Escola. Desde 2024, o projeto conta com o apoio de empresas e instituições comprometidas com cultura e educação. Esta edição é apoiada pela Associação Baiana das Empresas de Base Florestal (ABAF).

O Quinteto de Sopros da UFBA, que já coleciona passagens pelo auditório da ABI, apresenta um programa diversificado e vibrante. O repertório inclui a “Suíte Latino-Americana”, do compositor suíço naturalizado brasileiro Ernst Widmer, e a célebre “Pedro e o Lobo”, de Serguei Prokofiev, ambas enriquecidas pela percussão de Jorge Sacramento. Na obra de Prokofiev, o público será guiado pela voz cativante de Teca Gondim, que dá vida à narrativa musical.

Com estrutura consagrada desde o século XIX, o quinteto de sopros é uma das formações mais tradicionais da música de câmara. A combinação de instrumentos distintos – flauta, oboé, clarinete, trompa e fagote – oferece uma ampla paleta de timbres e texturas, que se fundem em interpretações cheias de cor e expressividade.

Fundado na década de 1950, no período dos Seminários Internacionais de Música, o Quinteto de Sopros da UFBA é um dos grupos de câmara mais representativos da Escola de Música. Formado por músicos da Orquestra Sinfônica da UFBA (OSUFBA), o conjunto busca perpetuar a tradição acadêmica e, ao mesmo tempo, apresentar ao público um repertório versátil, que valoriza a música brasileira de concerto.

O quinteto é composto por Tota Portela (flauta), Alisson Azevedo (oboé), Hudson Ribeiro (clarinete), Celso Benedito (trompa) e Bruno de Souza (fagote), todos com trajetória sólida e formação nacional e internacional.

O retorno do grupo à Série Lunar reafirma o sucesso da parceria entre a Associação Bahiana de Imprensa (ABI) e a Escola de Música da UFBA (EMUS), que têm transformado o auditório da ABI em um palco para a música erudita e popular. 

SERVIÇO

Série Lunar 2025 – Recital de Violão com Vladimir Bomfim

22/10, às 19h

No Auditório Samuel Celestino (8º andar da Associação Bahiana de Imprensa) – Rua Guedes de Brito, 1 – Praça da Sé, Centro Histórico de Salvador)

Evento Gratuito

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *