Revolta estudantil e crise do ensino são tema de espetáculo em Salvador
Inspirado em ocupações escolares em São Paulo, Chile e Argentina, espetáculo A Revolta dos Pinguins fica em cartaz de 17 a 31/10 no projeto “1 2 3 Salve Todos!”
Apelidados “pingüinos” pelas fardas formais, os estudantes do Chile sacudiram o país em 2006 com protestos pelo direito à educação. Em 2015 e 2016, foi a vez dos secundaristas brasileiros de São Paulo e outros estados ocuparem escolas com suas demandas. No meio desse turbilhão, a pergunta: onde ficam os professores? São alvos da revolta dos alunos – ou devem estar nas barricadas com eles?
Essas são questões exploradas no espetáculo “A Revolta dos Pinguins”, dirigido por Diogo Watanabe com texto de Luciana Comin, que estreia em curta temporada nos dias 17, 24 e 31 de outubro no Teatro Moliére em Salvador. A montagem é parte do projeto “1, 2, 3, Salve Todos!”, do Coletivo-Coletivo do grupo TECA Teatro, que já começou sua série de explorações dramatúrgicas do tema da educação e violência com o espetáculo “Ensinando a Transgredir”, que esteve nos palcos em setembro.
Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/a-revolta-dos-pinguins-ou-a-cartilha-do-mal-educado/3159217
Para a autora do texto, a dramaturga e especialista em teatro para infâncias e juventudes Luciana Comin, esse espetáculo dialoga com as discussões levantadas em “Ensinando a Transgredir”, adicionando novas reflexões: “No primeiro espetáculo do projeto ‘1 2 3 Salve Todos!’, a gente trouxe o ponto de vista dos alunos em relação à educação, e agora vamos ter um ponto de vista dos professores nesse contexto educacional complicado que vivemos”, explicou ela.
Na trama, um grupo de professores se reúne em uma sala da escola que deveria ser de artes — mas hoje funciona como depósito. Ali, discutem um episódio grave do turno da manhã: uma confusão entre a diretora e os estudantes, sangue, polícia… A tensão cresce em meio a rumores de ocupações estudantis que clamam por uma revolução educacional.
O espetáculo parte de influências como os documentários “ACABOU A PAZ, ISTO AQUI VAI VIRAR O CHILE! ESCOLAS OCUPADAS EM SP”, de Carlos Pronzato, e “Espero Tua (Re)volta”, de Eliza Capai. Também toma inspiração do texto “Conselho de Classe”, de Jô Bilac, que já foi adaptado na minissérie “Segunda Chamada”, do Globoplay. Primeira direção cênica de Diogo Watanabe, o espetáculo foi concebido em um processo coletivo e experimental: como enfatizado no nome do grupo “Coletivo-Coletivo”, a horizontalidade e colaboração são centrais ao projeto.
1,2,3 Salve Todos!
Capitaneado pelo Grupo TECA Teatro, o Projeto “1, 2, 3, Salve Todos!” surgiu de uma iniciativa em grupo para a produção de espetáculos e leituras dramatizadas de autores contemporâneos. Em seu primeiro ano, em 2024, realizou quatro leituras dramáticas no Centro Cultural Casa Preta. Em 2025, por ocasião da sua nova residência no Teatro Molière, decidiu promover três montagens independentes com o objetivo de debater temas caros à juventude, mas de apelo universal.
Além de “A Revolta dos Pinguins” e do espetáculo anterior “Ensinando a Transgredir”, o projeto seguirá pelo mês de novembro com “Cartas de Gaza”, dirigido por Sérgio Farias, cujo texto parte de monólogos de crianças e adolescentes que faziam teatro na faixa de Gaza nos anos de 2008 e 2009. A dramaturgia deste espetáculo é do diretor Sérgio Farias e do ator Camilo Fróes.
Teca Teatro e Outras Artes
O Teca Teatro e Outras Artes é um grupo teatral baiano criado em 2003 que produz espetáculos profissionais, dirige uma escola não-formal de artes, realiza um festival anual e desde 2024 organiza o Observatório Nacional de Teatro para Infâncias e Juventudes em parceria com o CBTIJ/ASSITEJ-Brasil em parceria institucional com a escola de Teatro da UFBA e o Grupo de Pesquisa CRICA: Criar para Crianças ligado à UFRB. Tem como principal objetivo a popularização do teatro para crianças e jovens e a organização desse segmento na Bahia, Nordeste e Brasil, estimulando a produção de uma arte que sensibilize e estimule o raciocínio em todas as idades.
SERVIÇO
Espetáculo “A Revolta dos Pinguins”
Quando: Às sextas feiras 17/09, 24/09 e 31/09, sempre às 20h.
Onde: Teatro Molière na Aliança Francesa, Av Sete de Setembro, 401, Barra. 40130-000, Salvador
Ingressos: R$ 50,00 (inteira) e R$ 25,00 (meia) através da plataforma Sympla
Professores pagam meia entrada, mediante comprovação na bilheteria.
