Aldeia Nagô
Facebook Facebook Instagram WhatsApp

Ricardo Markis Trio abre 2026 do Segundas do Chorinho com o show “Samba Chorando Jazz”

2 - 3 minutos de leituraModo Leitura

O choro encontra o samba, flerta com o jazz e atravessa fronteiras sonoras na primeira edição de 2026 do Segundas do Chorinho. No dia 05 de janeiro (segunda-feira), às 20h, a Varanda do SESI Rio Vermelho recebe o Ricardo Markis Trio com o show “Samba Chorando Jazz”, uma celebração da música instrumental brasileira em estado de liberdade criativa.

Com 40 anos de trajetória, o guitarrista, bandolinista, compositor e professor Ricardo Markis é reconhecido por uma linguagem musical que transita com naturalidade entre o popular e o erudito. No palco, ele se une a Horácio Barros Reis (violão) e Cláudio Badega (percussão), formando um trio de sonoridade singular, marcado pelo diálogo refinado entre tradição e invenção. O show conta ainda com a participação especial do instrumentista Roberto Pa’tin̈o.

O repertório parte do choro como espinha dorsal, incorporando o balanço do samba, cores da música latina e a improvisação jazzística, costurados pela expressividade do bandolim e pelos timbres inconfundíveis da guitarra baiana — instrumento com o qual Markis iniciou sua carreira nos trios elétricos. O resultado é uma viagem sonora que valoriza o virtuosismo sem abrir mão da emoção, convidando o público a ouvir o Brasil por novas frestas.

Sobre o artista

Licenciado em Música pela UFBA, Ricardo Markis tem atuação internacional, com passagens pela Itália (onde viveu entre 1990 e 1993), Suíça, Alemanha, Estados Unidos e Portugal, sempre como músico, professor e divulgador cultural. Ao longo da carreira, colaborou com nomes como Elza Soares, Carlos Pitta, Jussara Silveira, Cláudia Cunha, Edil Pacheco, além de grupos como Sambatronica, Os Ingênuos, Gente Brasileira e a Camerata Popular do Recôncavo.

Entre os reconhecimentos, destacam-se o Troféu Dodô & Osmar (2015), pelo trabalho com a guitarra baiana, e o prêmio de Melhor Música Instrumental no V Festival de Música Educadora FM, com o samba-choro “Caminho de Casa”. Atualmente, Markis segue atuando como compositor, diretor musical e educador, desenvolvendo projetos que articulam arte, formação e diversidade cultural.

SERVIÇO
Segundas do Chorinho – Show de Ricardo Markis Trio, “Samba Chorando Jazz”
Quando: 05 de janeiro de 2026 (segunda-feira), às 20h
Onde: Varanda do SESI Rio Vermelho
Endereço: R. Borges dos Reis, 9 – Rio Vermelho – Salvador/BA
Couvert artístico: R$ 35,00 / casadinha R$60,00
Informações e reservas (WhatsApp): (71) 9.9160-9140
Assessoria de Imprensa: Eric Delgoffe e Doris Pinheiro

Compartilhar:

Mais lidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *